A Prefeitura de Campinas em conjunto ao Exército Brasileiro, iniciou a construção de uma ponte metálica temporária, no Jardim das Bandeiras. A ponte que havia no local caiu por conta das fortes chuvas que atingiram a região de Campinas.
Esta ponte será provisória, até que seja construída a definitiva. A ponte metálica terá 40 metros de comprimento, 7 metros de largura, capacidade para suportar 60 toneladas e poderá ser acessada por veículos e pedestres.
A obra está sendo executada pelo Exército, sob comando da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
“A instalação desta ponte faz parte da operação Mão Amiga, do Exército. Trouxemos meios e pessoal para executar a operação em parceria com a Prefeitura. Vamos colocar esta ponte temporária até que a Prefeitura construa a ponte no local original. A previsão é de que em cerca de 10 dias esteja pronta”, disse o general de Brigada, Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Na obra estão trabalhando cerca de 80 homens, sendo 60 do Exército e 20 da Prefeitura. Entre as máquinas utilizadas estão escavadeira hidráulica, pá carregadeira e retroescavadeira.
A instalação da ponte de campanha vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas na região. O bairro usa o acesso para ir a unidades de saúde e escolas. Sem a ponte, é necessário recorrer a um caminho alternativo de mais de 5 quilômetros.