Com crianças à espera de leitos, Campinas programou a abertura de 15 leitos de enfermaria na Unidade Pediátrica Mário Gattinho, nesta quarta-feira (22). A ampliação visa reforçar a estrutura de internação da Rede no período da sazonalidade das doenças respiratórias, que acometem as crianças com mais intensidade entre março e agosto e que já pressionam os atendimentos.
Nesta segunda-feira (20), a taxa de ocupação dos 31 leitos infantis nas UTIs dos dois hospitais municipais está em 100%. No Hospital Ouro Verde há 10 crianças em enfermaria e 9 em leitos de retaguarda, enquanto no hospital Mário Gatti são 15 em enfermaria no quarto andar do hospital e 11 em leitos de retaguarda no Mário Gattinho.
A demanda de crianças com sintomas respiratórios nas unidades de pronto atendimento e pronto-socorro da Rede Mário Gatti vem aumentando significativamente. Em janeiro foram atendidas 9.520 crianças, das quais 2.579 com sintomas respiratórios; em fevereiro, foram 6.481 de um total de 17.821 atendimentos e em março, até o último domingo, das 15.103 consultas, 6.139 crianças apresentavam sintomas respiratórios.
Após as intensas chuvas que caíram em Campinas desde dezembro, a Rede Mário Gatti estabeleceu um novo cronograma para entrada plena em funcionamento da Unidade Pediátrica Mário Gattinho a partir de abril. Com a pressão da sazonalidade das doenças respiratórias em crianças, a entrada em funcionamento da enfermaria, com 15 leitos, foi antecipada para essa quarta-feira.