A Secretaria de Finanças enviou, na última sexta-feira (24), comunicados para contribuintes que estão com o pagamento do IPTU de imóveis residenciais em atraso. São 9,9 mil cartas, 36,5 mil SMSs e 8,9 mil e-mails, totalizando mais de R$ 24,8 milhões em valores devidos. As cartas seguem com boleto para pagamento bancário, com vencimento para 6 de abril.
Os contribuintes devem ficar atentos que nas mensagens por e-mail e SMS não são enviados links, nem código de barras para pagamento, apenas o código cartográfico do imóvel.
O diretor do Departamento de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues Ferreira, ressalta que é importante o contribuinte manter os pagamentos em dia, para não ter incidência de juros e multa nas parcelas. “Caso o contribuinte tenha uma ou mais parcelas do imposto deste ano em aberto, basta acessar o nosso portal, emitir a guia e fazer o pagamento nas agências bancárias ou casas lotéricas”, disse. “Outra sugestão é colocar o pagamento em débito automático para não correr o risco de esquecer de pagar as parcelas”, completou.
Para quem optou por pagar o IPTU de forma parcelada, o vencimento para os imóveis residenciais é no dia 10 de cada mês.
A segunda via do carnê ou das parcelas pode ser acessada no link https://iptu.campinas.sp.gov.br/
Demonstrativos de débitos
A Secretaria de Finanças lançou, neste mês de março, uma ferramenta que permite ao contribuinte verificar se há débitos do ano atual e anteriores no imóvel informando somente o código cartográfico.
Este recurso também possibilita a emissão de guias para pagamento.
O demonstrativo é emitido sem o nome do proprietário para garantir o sigilo fiscal do mesmo, pode ser acessado sem a necessidade de senha ou de realização de um cadastro prévio e sem ser necessário se deslocar até um posto de atendimento.
Consulte pelo link http://www.campinas.sp.gov.br/debitosdoimovel