Campinas participa da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) com aproximadamente 150 atletas. As disputas ocorrerão em Itapira (SP) a partir de 29 de abril com encerramento em 3 de maio . O município defende uma hegemonia de títulos na etapa regional do JOMI e desde 2015 sempre ganha títulos. No ano passado, além da etapa regional, Campinas também foi campeã estadual na cidade de Pindamonhangaba (SP).
Os atletas de Campinas, todos acima de 60 anos, treinam intensamente neste período que antecede a disputa da competição.Os professores Deise Campos (chefe da delegação), Ana Luíza Magalhães (assistente de chefia da delegação) e Edson José Marinelli de Queiroz (técnico do vôlei adaptado masculino), representarão a Prefeitura de Campinas, no Congresso Técnico programado para esta quinta-feira, 20 de abril, a partir de 14 horas, no Centro Universitário de Itapira (Uniesi), região central do município.
Os resultados apresentados nas competições são importantes porque estimulam a competitividade e a cobrança natural do atleta sobre ele mesmo. Porém, para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, há outro ponto fundamental: "É a valorização da qualidade de vida para os atletas, além do momento de convívio e troca de experiências esportivas, e claro, de vida”, concluiu.
A responsabilidade pela organização dos jogos é da secretaria de Esportes Estadual. No encontro desta quinta-feira, serão apresentados o número oficial de cidades inscritas, as modalidades esportivas que estarão na edição deste ano, bem como os sorteios para composição dos grupos, datas, provas e partidas a serem disputadas.
Os dois municípios de melhor desempenho, em Itapira, garantirão presença nos JOMI, etapa estadual, a serem disputados na cidade de São José do Rio Preto, entre 26 de junho e 2 de julho. Esta competição reunirá somente os melhores das oito regiões esportivas do estado de São Paulo.