Ações de prevenção à febre maculosa acontecerão em vários parques da cidade
Divulgação
Ações de prevenção à febre maculosa acontecerão em vários parques da cidade

A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira, 11 de maio, diversas ações de prevenção à febre maculosa. As atividades, em parceria com a Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, acontecerão nos períodos da manhã e da tarde em diversos parques da cidade (confira a programação abaixo).

De acordo com o veterinário Fausto de Almeida Marinho Neto, os agentes e estudantes vão percorrer os parques para abordar os frequentadores para distribuir folhetos educativos e tirar as dúvidas sobre a doença (transmissão, sintomas etc).

A Pasta realiza constantes atividades de prevenção. Neste ano foram promovidas palestras, ações casa a casa, pesquisas acarológicas, visitas domiciliares a casos suspeitos e vistorias em locais prováveis de infecção. Em 2022 foram feitas mais de 150 ações com a população, setores da educação e redes de saúde pública e privada.

Neste ano, foram confirmados dois casos de febre maculosa. As duas pessoas morreram. Em 2022, foram 11 casos, com sete mortes.

Confira a programação:

Período da manhã (a partir das 7h30):

- Parque Ecológico

- Parque Jambeiro
- Parque Taquaral
- Parque Linear Capivari (Mingone)

Período da tarde (a partir das 15h):

- Parque Taquaral

Cuidados

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado.

Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.

Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.

Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento com antibióticos apropriados precisa ser iniciado o mais breve possível após o início dos sintomas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!