Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Campinas e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, no domingo, 21 de maio, vai ressaltar a importância da prevenção à hipertensão arterial. O evento, aberto à população, será no portão 7 da Lagoa do Taquaral, das 7h às 13h. Nesta quarta-feira, 17 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HAS).
Cinco estações serão montadas para atender às pessoas que passarem pelo local. Haverá vacinação contra gripe e covid-19, prática de atividades integrativas para controle do estresse, exames para medir glicemia, triglicérides e colesterol, aferição de pressão, entre outros.
O objetivo é chamar a atenção da população sobre a necessidade de prevenção da hipertensão arterial, doença diretamente relaciona às enfermidades cardiovasculares, principais causas de morte no mundo. No ano passado, em Campinas, das 9.132 mortes, 27% tinham relação com o aparelho circulatório.
A hipertensão arterial pode ser entendida como o aumento da pressão que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos. Muitos pacientes não apresentam sintomas. No entanto, um caso de alta pressão arterial não tratado adequadamente pode trazer sérios riscos à saúde, afetando órgãos importantes como cérebro, coração e rim, provocando doenças como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
O evento também terá a participação de estudantes de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unicamp e PUC Campinas, previamente treinados, supervisionados e orientados por professores.
Serviço:
Ação Social de Prevenção à Hipertensão Arterial
Dia: 21 de maio (domingo)
Hora: 7h às 13h
Local: Portal 7 da Lagoa do Taquaral