A vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada) pode evitar a morte ou sequelas graves
Divulgação
A vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada) pode evitar a morte ou sequelas graves

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas ampliou, temporariamente, os grupos que podem tomar a vacina Meningocócica C (conjugada) contra a meningite. Estão contemplados os adolescentes de 15 a 19 anos de idade, que ainda não tenham recebido a ACWY (conjugada); e os professores e agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com este público, independente de terem tomado antes ou não o imunizante. As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde de Campinas, enquanto durarem os estoques de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A medida segue orientação do governo estadual.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, a vacina é uma das principais formas de prevenção da doença meningocócia, que é contagiosa e pode causar epidemias. "Esta é uma oportunidade para os adolescentes que não puderam tomar na idade indicada, bem como para os profissionais que, diariamente, estão em contato com esses jovens, em seu ambiente de trabalho. A vacina protege contra a doença, que é grave, possui evolução rápida e pode levar à morte", afirmou.

Outros públicos

A Meningocócica C (conjugada) continua disponível na rotina de crianças menores de 1 ano, sendo a primeira dose aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Aos 12 meses é feito um reforço do imunizante.

Também podem tomar a dose, as crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber na dose indicada; e os trabalhadores de saúde, mesmo que já tenham completado o ciclo vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde também destaca que a vacina meningocócica ACWY (conjugada) também está disponível na rede de saúde. Esse imunizante é indicado para outros públicos: adolescentes de 11 e 12 anos. E, até junho deste ano, também aqueles na faixa etária de 13 e 14 anos de idade.

Meningite

A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas.

Os principais sintomas são cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, abatimento geral, entre outros. Em crianças menores de 1 ano, observar inchaço da moleira e choro persistente.

Diante de alguma suspeita de meningite, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!