A Secretaria Municipal de Saúde informa que Valinhos registrou um caso de febre maculosa . O paciente tem 55 anos e passa bem. Ele recebeu os primeiros cuidados e foi medicado, mas não precisou ficar internado.
A pasta informou que segue com as investigações é que uma hipótese é que o homem tenha contraído a doença fora da cidade. Este é o único caso registrado no município em quatro anos.
A Prefeitura intensificou todas as medidas de segurança, com identificação dos locais que exigem alerta e reforço da conscientização da população.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, o paciente apresenta náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e até mesmo paralisia.
“É preciso ainda evitar locais com grama ou vegetação alta. Mas, caso seja necessário, é importante passar repelente e usar blusa com manga longa, calça, sapato fechado e, principalmente, que essas roupas sejam claras para facilitar uma inspeção no corpo depois. Se encontrar um carrapato, é necessário fazer um monitoramento atento aos sinais. Se observar algum sintoma, procure atendimento médico rapidamente e informe que esteve em área verde”, reforça a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Fini Boter.