O Grupo Maracatucá iniciou suas atividades em 2008 em Campinas: dedicação ininterrupta ao resgate, estudo, ensino e divulgação do Maracatu de Baque Virado
Paula Lopes/Divulgação
O Grupo Maracatucá iniciou suas atividades em 2008 em Campinas: dedicação ininterrupta ao resgate, estudo, ensino e divulgação do Maracatu de Baque Virado

Jovens estudantes de Barão Geraldo e também moradores do Jardim Florence I, na Região Noroeste, no Campo Grande, terão a oportunidade de mergulhar no mundo de sons, ritmos, danças e tradições do Maracatu de Baque Virado, considerada a mais antiga manifestação rítmica afro-brasileira. Trata-se de um projeto cujo objetivo é a realização de oficinas com estudantes entre 14 a 17 anos, da Escola Estadual Hilton Federici, em Barão Geraldo, bem como moradores do Jardim Florence.

As oficinas, que começam em agosto e se estendem até novembro, serão ministradas pelo Grupo Maracatucá em parceria com o Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos Puítas e Quijengues. Este é um projeto contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

As oficinas, que são gratuitas, serão realizadas em dois ciclos, sendo o primeiro com cinco encontros com início em 26 de agosto até 23 de setembro e o segundo ciclo de 13 de outubro a 19 de novembro. Os oficineiros do Maracatucá serão responsáveis por proporcionar conhecimentos sobre os fundamentos do Maracatu de Baque Virado, contato com os instrumentos percussivos e momentos de realização da prática do Círculo de Culturas para compartilhamento de experiências, junto aos jovens de Barão Geraldo.

Já o Grupo Urucungos Puítas e Quijengues, serão responsáveis em organizar os jovens que vivem na área no entorno de sua sede. O grupo também irá direcionar suas oficinas para difundir a tradição das loas de maracatu presentes no cancioneiro popular, na importância da corte no maracatu Nação e seus desdobramentos. As loas são um gênero poético que tradicionalmente reverenciam orixás e figuras emblemáticas da história e da cultura afro-brasileira.

O segundo ciclo acontece em outubro e novembro com oficinas semanais. Em ambos os casos, as oficinas serão encerradas com apresentações com todos os participantes por meio de cortejo pelas cercanias da escola, bem como da sede do grupo Urucungos.

Sobre o Maracatu de Baque Virado

Nascido em Pernambuco no início dos anos 1800, o Maracatu de Baque Virado, ou Maracatu Nação, é um tipo de maracatu, um ritmo musical que inclui dança e ritual de sincretismo religioso cujos grupos apresentam um espetáculo repleto de simbologias e marcado pela riqueza estética e pela musicalidade, notadamente durante o Carnaval. Ao realizar as oficinas, os grupos de Campinas oferecem aos estudantes e à população não apenas os saberes dessa riquíssima manifestação de cultura popular de raiz africana, mas também a oportunidade de trazer para discussão importantes questões referentes à ancestralidades preservadas nesse universo de conhecimento.

Os grupos

O Grupo Maracatucá iniciou suas atividades em 2008 em Campinas e desde então tem-se dedicado ininterruptamente ao resgate, estudo, ensino e divulgação do Maracatu de Baque Virado, promovendo oficinas variadas, muitas com mestres nacionalmente consagrados; ensaios semanais e apresentações nos mais diversos locais e cidades, com destaque para sua participação no Carnaval de Campinas, sempre arrastando multidões.


O Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos Puítas e Quijengues é um grupo de cultura popular negro em ininterrupta atuação desde 1988 na cidade de Campinas. O grupo mantém manifestações culturais e artísticas populares de substancial relevância para a preservação e continuidade de elementos do patrimônio imaterial brasileiro, tais como Bumba Meu Boi, Baião, Ciranda, Samba de Roda, Samba Lenço Rural Paulista, Jongo (Mineiro e Fluminense) e Maracatu.

Serviço:

Oficinas gratuitas de Maracatu de Baque Virado.
Datas: o primeiro ciclo de oficinas acontece nos dias 26 de agosto e 2, 9, 16 e 23 de setembro para as cinco oficinas de duas horas cada (das 10h às 12h) . O dia da apresentação de encerramento ainda será confirmado. O segundo ciclo irá de 13 de outubro a 19 de novembro, com oficinas às sextas-feiras e cortejo no dia 19 de novembro.

Local: CEU Mestre Alceu- Florence I

Rua: Lasar Segall, 110 - Jardim Florence, Campinas

Acesso ao evento diretamente no local. Mas informações nas redes sociais do grupo maracatucá

Instagram:  https://www.instagram.com/maracatuca.grupo/

Facebook:  https://www.facebook.com/maracatuca

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!