O Dia Mundial dos Animais
é celebrado nesta quarta-feira, 4 de outubro. Promovendo o bem-estar de animais selvagens que habitam os diferentes parques e bosques da cidade, estão em destaque os animais do Bosque dos Jequitibás e da Mata de Santa Genebra.
O emblemático Bosque dos Jequitibás é administrado pela Secretaria de Serviços Públicos. O Bosque foi fundado em 1884 e adquirido pela Prefeitura em 1915. São cerca de 200 animais que vivem no fragmento de Mata Atlântica. A maioria deles é formada por aves e répteis. Há papagaios, maritacas, periquitos, araras (como a arara-azul chamada de "Caio"), rapinantes, como as corujas e os carcarás, emas e avestruz. Os répteis são os jabutis, cágados (tartarugas de água doce) e jacarés. O parque também abriga o Aquário Municipal.
Famosas na paisagem do parque, as cotias são animais de vida livre, isto é, não precisam ficar no recinto. Elas divertem os visitantes, correndo para lá e pra cá e atraem a atenção de crianças e adultos. Os bichos-preguiça também são conhecidos no parque. Costumam ficar nas árvores, mas de vez em quando, descem para dar uma "voltinha". Também livres são os ouriços, gambás, tatus, macacos saguis e muitas espécies de pássaros.
Segundo o veterinário do Bosque, Douglas Presotto, “um dos papéis do bosque é cuidar dos animais feridos que precisam de reabilitação. A maioria são aves que se chocam com janelas de vidro ou se machucam com linhas com cerol”, contou. Esse trabalho é realizado em apoio à Polícia Ambiental e aos Bombeiros. As aves são tratadas e, tendo condições, são devolvidas à vida livre na natureza, e caso não, são abrigadas nos recintos do Bosque.
O endereço do Bosque dos Jequitibás é rua Coronel Quirino, 2, Bosque. Funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.
No último sábado de cada mês, o zoo promove o Bosque Interativo. O último foi neste sábado, 30 de setembro. É uma oportunidade para interagir com os animais silvestres do Bosque. A atividade é gratuita e ocorre das 9h às 16h.
Mata de Santa Genebra
Na lista vermelha da fauna ameaçada do estado de São Paulo, uma onça-parda da Mata de Santa Genebra já teve três ninhadas, com quatro filhotes no total, desde 2013. A floresta urbana administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), ligada à Prefeitura, e com gestão compartilhada com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, também é a casa de outros animais ameaçados de extinção como a jaguatirica, o gato-do-mato-pequeno e o bugio-ruivo.
Refúgio para a fauna nativa da região, a Mata abriga 329 espécies de vertebrados, sendo 17 espécies de anfíbios, 38 de répteis, 220 de aves, 51 de mamíferos e três de peixes. Todos estas são espécies identificadas até o momento. Também há os invertebrados, dos quais mais de 700 espécies são de borboletas.
O presidente da FJPO, Cidão Santos, destacou que o Dia Mundial dos Animais é um momento de reflexão para os seres humanos sobre a importância do cuidado e do respeito com os animais. "Nós somos apenas mais uma espécie neste planeta maravilhoso. Temos que promover cada vez mais o respeito por cada espécie e dar condições para que os animais também possam viver com qualidade e plenitude", afirmou.
A Mata pode ser visitada em visitas autoguiadas, monitoradas e por escolas e entidades filantrópicas. Trilhas e eventos para crianças e adultos são realizados periodicamente. Além dos pássaros e macacos, as borboletas são animais que podem ser vistos no borboletário. Mais informações sobre os próximos eventos e como participar das visitas podem ser obtidas neste site
.
A Mata fica na rua Mata Atlântica, 447, no Bosque de Barão Geraldo.
Mais Recentes
Comentários
Clique aqui e deixe seu comentário!