Campinas leva pela primeira vez a Campanha de Multivacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos aos terminais de ônibus da cidade, a partir desta segunda-feira, 16. A ação será realizada em cinco locais até dia 20, com o seguinte esquema:
• Campo Grande, Padre Anchieta e Barão Geraldo - das 6h às 9h e 16h às 19h;
• Central e Ouro Verde - das 16h às 19h.
Entre as vacinas que podem ser atualizadas estão: BCG, pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A.
Todas as doses estão disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade e, embora o foco desta campanha seja crianças e adolescentes, moradores de todas as idades podem realizar a atualização da caderneta de vacina nas unidades e locais que recebem a ação.
Estatísticas
A campanha começou em 30 de setembro e, na primeira semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 9.598 crianças. Deste total, 5.603 receberam alguma dose para a atualização da caderneta. O Dia D realizado no sábado, 7, foi determinante para impulsionar o resultado: foram aplicadas 2.604 vacinas em 5.732 atendimentos.
A quantidade de crianças recebidas pelas unidades de saúde foi maior do que o número de vacinas contabilizadas porque nem todas elas precisavam atualizar as cadernetas.
A campanha vai até o fim de outubro.
Ações em shoppings
Para facilitar o acesso da população e, com isso, atingir um alto número de pessoas, a Secretaria de Saúde vai promover ações em mais dois shoppings de Campinas:
• Parque das Bandeiras: dias 21 e 22;
• Unimart: de 26 a 28.
Antes disso, já houve vacinação nos dias 7 e 8 no shopping Parque Dom Pedro.
Vacinação nas escolas
As doses serão levadas para 134 escolas públicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Campinas, durante a campanha, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. A ação foi intensificada desde o dia 10, quando parte das unidades de ensino divulgou a programação. As outras vão definir nos próximos dias.
Outras ações
A Secretaria de Saúde definiu outros trabalhos para impulsionar a campanha:
• Ações educativas sobre a importância da vacina com a parceria do Rotary;
• Também por meio da parceria com a Transurc e cooperativas, os ônibus do transporte público coletivo de Campinas terão publicidade da campanha no backbus (vidro traseiro) e busdoor (portas), além de 1,4 mil cartazes nas áreas internas;
• Campanha de incentivo em redes sociais;
• Colocação de banners, cartazes em centros de saúde e novo site de vacinas.
Mais informações no www.vacina.campinas.gov.br