Carro quase atropelou uma família que atravessava a John Boyd
Câmera de radar/Emdec
Carro quase atropelou uma família que atravessava a John Boyd

Em ação realizada pela Guarda Municipal (GM) com informações compartilhadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), um veículo com histórico de comportamento de risco e mais de R$ 4 mil em multas foi detido na avenida John Boyd Dunlop (JBD), na tarde desta sexta-feira, dia 27 de outubro. A identificação e parada do veículo ocorreram entre as estações BRT Bela Aliança e Bandeirantes.

Entre as diversas infrações cometidas com o carro, uma chama a atenção: um flagrante registrado por câmera de radar instalado na mesma avenida JBD, no sentido bairro-Centro, na altura do nº 7.988. O local fica próximo à Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro.

Nas imagens, feitas no dia 26 de maio, às 18h27, é possível ver que, por pouco, a imprudência não foi fatal: uma família de pedestres que atravessava a via quase foi atingida pelo automóvel. Na ocasião, o equipamento de fiscalização eletrônica registrou duas infrações: desrespeito ao sinal vermelho e excesso de velocidade, pois o veículo estava a 75 km/h, enquanto a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

Devido ao histórico de infrações e direção perigosa, a Emdec emitiu à GM um alerta com dados do veículo, captados por radares, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro. O carro foi identificado e apreendido em 24 horas.

Durante a ação, o veículo era conduzido pela proprietária, que tinha a habilitação vencida. O carro estava com o licenciamento vencido desde 2018. O veículo foi encaminhado ao Pátio Municipal e a motorista foi liberada.

A Emdec vem realizando o trabalho de identificar outros casos como este, de infrações recorrentes e direção perigosa registradas em radares, para compartilhar informações com a GM, possibilitando ações como a realizada nesta sexta-feira.

Comportamento de risco é frequente em sinistros fatais

Desde janeiro até o final de setembro de 2023, este mesmo radar da JBD registrou 1.815 multas por excesso de velocidade e 285 por avanço de sinal vermelho. Em toda a extensão da JBD, os equipamentos de fiscalização eletrônica registraram, até setembro, mais de 100 mil multas, sendo aproximadamente 90% por excesso de velocidade e 9% por avanço de sinal vermelho.

Os dados preocupam, já que o excesso de velocidade figura como o segundo fator de risco mais frequente em casos de sinistros (acidentes) com mortes na malha urbana de Campinas, de acordo com dados levantados pela Emdec com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). O comportamento esteve presente em 23% da amostra de casos analisados em 2023, até agosto, tendo à frente apenas a combinação de álcool e direção, computada em 29% dos casos.

Em 2022, esses dois fatores estiveram presentes em 60% dos óbitos no trânsito de Campinas, segundo o “Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022” ( leia aqui ), publicado pela Emdec em maio de 2023.

Ações educativas e de fiscalização buscam mudar realidade

Para combater os comportamentos de risco que vêm vitimando pessoas no trânsito de Campinas, a Emdec realiza diversas ações educativas e de fiscalização.

Desde janeiro até esta quinta-feira, dia 26 de outubro, a Emdec já promoveu 134 operações de fiscalização, sempre em parceria com a Polícia Militar (PM), o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) de São Paulo e, em diversas ocasiões, com a Guarda Municipal (GM). Entre as vias que recebem as operações, está a John Boyd Dunlop.

Apenas na John Boyd, até a primeira quinzena de outubro, foram realizadas 46 atividades educativas, na via e em escolas, em que 10 mil pessoas foram abordadas, entre motoristas, motociclistas e pedestres. As iniciativas educativas voltadas a orientações relacionadas à operação do BRT, que também contemplam questões de segurança, somaram outras 40 mil pessoas abordadas na avenida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!