Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.404 estudantes presentes e 1.043 ausentes.
Divulgação/Unicamp
Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.404 estudantes presentes e 1.043 ausentes.

No primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 , que começou a ser aplicada neste domingo, 3 de dezembro, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 7,8% de abstenção , praticamente o mesmo índice do ano anterior (7,6%) e um dos menores já registrados na segunda etapa, conforme mostram os dados da tabela abaixo. Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, houve 12.404 estudantes presentes e 1.043 ausentes . O índice de abstenção deste ano está abaixo da média dos últimos 10 anos, que gira em torno de 11%. Foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza.

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira pedia que escrevessem uma carta de denúncia de trabalho doméstico análogo à escravidão. Já a segunda proposta propunha a elaboração do texto de um discurso sobre refugiados e asilo político, como sendo um delegado da ONU, em um simulado para o ensino médio.

A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em Piracicaba com apenas 3,6%. Em São Paulo, a abstenção foi de 6,6% e em Campinas de 7,4%. Os índices por cidade, bem como as provas do primeiro dia estão disponíveis na página do Vestibular 2024 . As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest, na próxima quinta-feira, 7 de dezembro.

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 continua a ser aplicada nesta segunda-feira, 4 de dezembro, em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos,  São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). A duração da aplicação é de cinco horas em cada dia de prova. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.


O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, atribuiu o baixo índice de ausentes à data de realização da segunda fase do vestibular, ainda em dezembro, como implantado pela primeira vez no ano passado. “Importante destacar que no ano anterior tivemos 11.739 pessoas fazendo a prova no primeiro dia da segunda fase e, nesse domingo, passamos para 12.404 presentes. Isso demonstra engajamento, comprometimento e, claro, temos a expectativa de ter bons resultados na seleção”, disse José Alves.

Temas da Prova de Redação

Para José Alves: “As duas propostas da prova de Redação têm algo em comum, ao proporem uma reflexão ética e o compromisso de uma pessoa diante de questões que perpassam o mundo atual”, afirmou José Alves. O diretor da Comvest também destacou que as questões do primeiro dia de prova trouxeram temas atuais e cobraram as obras de leitura obrigatória. “Foi uma prova bastante contextualizada, com assuntos próximos dos estudantes e que dão a cara do Vestibular Unicamp”, disse.

Materiais para a prova

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta (em material transparente), lápis preto, borracha, sua própria garrafa de água. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova. Está permitido: água, sucos, chocolates e alimentos leves.

Como são as provas

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia - provas comuns a todos os candidatos:

Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

Segundo dia - provas comuns a todos os candidatos:

Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes.

Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.
Segundo dia - provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:

a) Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com oito questões; prova de Química, com seis questões.
b) Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com seis questões; prova de Química, com seis questões.
c) Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão; prova de Sociologia, com uma questão.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, somente em Campinas. Os locais e horários já estão disponíveis:  clique aqui!

A primeira chamada será divulgada dia 29 de janeiro os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 30 e 31 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2024, disponível no site da Comissão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!