A Polícia Federal de Campinas realizou a Operação Frequência Negativa , na manhã desta quara-feira (10), com o intuito de reprimir a prática de rádios piratas. Uma pessoa foi presa.
A operação concentra esforços para investigar práticas que, além de ilegais, podem resultar em interferências prejudiciais não apenas para entidades que exercem a radiodifusão de forma regular, mas também para a recepção de sinais pelo público em geral. Mais grave ainda, tais atividades podem interferir nos sistemas de comunicação em aeronaves e embarcações, colocando em risco a vida de passageiros e tripulantes.
O cumprimento da ordem judicial de busca e apreensão ocorrerá hoje na cidade de Indaiatuba/SP, situada a apenas 12 km do Aeroporto Internacional de Viracopos. Esta ação tem como base a constatação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre atividades de radiodifusão no local sem a devida autorização.
Durante a diligência, uma pessoa foi detida em flagrante, e as investigações seguirão para identificação e responsabilização de todos os envolvidos no crime. A Polícia Federal reforça seu compromisso com a segurança e regularidade das comunicações, especialmente nas proximidades de Viracopos.