Professor agrediu aluno e acabou sendo contido
Divulgação/Redes sociais
Professor agrediu aluno e acabou sendo contido

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) demitiu o professor Rafael de Freitas Leão, de 44 anos, do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (Imecc), após ele agredir e ameaçar alunos com uma faca . A exoneração foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial do Estado.

O incidente ocorreu em 3 de outubro , quando parte da universidade estava em protesto contra medidas do governo estadual. Segundo relatos, o estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, teria sido agredido pelo professor e ameaçado com a faca ao solicitar a liberação dos alunos da sala. Posteriormente, outro estudante, João Gabriel Cruz, também teria sido ameaçado com spray de pimenta pelo docente.

Leão foi afastado do Imecc um dia após o incidente. Em seu depoimento, o professor alegou ter sido ameaçado e agredido por um grupo quando chegava na sala para dar aula. Ele admitiu ter sacado a faca, mas a guardou em seguida. Também justificou o uso do spray de pimenta como uma forma de afastar a multidão, por medo de ser linchado.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas como lesão corporal e incitação ao crime. Rafael foi apontado como vítima, cuja ação foi caracterizada como legítima defesa, enquanto Gustavo foi indicado como autor.

O Diário Oficial do Estado informa que a demissão ocorreu por "falta disciplinar gravíssima nos termos do Estatuto dos Servidores da instituição (Esunicamp) e outras regulações". O processo na Comissão Processante Permanente da universidade seguiu as regras internas da instituição.

Leão ministrava duas disciplinas no instituto - uma na graduação e outra na pós-graduação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!