Campinas abre dez centros de saúde (CSs) neste sábado, 13 de abril, para receber pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é reforçar a assistência diante do contexto de epidemia e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
Este é o quarto fim de semana com esquema especial para assistência à população e ele inclui novos casos e retornos.
Oito funcionam das 8h às 17h:
Campo Belo
Aurélia
Valença
São Quirino
DIC I
Santa Lúcia
Florence
Vista Alegre
Duas funcionam das 8h às 13h:
Vila Ipê
Capivari
Os sintomas de dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo (exantema).
No sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento das ações de saúde.
A ampliação do funcionamento foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi em 21 de março. Ele destacou que o objetivo é fazer com que os pacientes de casos considerados de baixa complexidade busquem pelas unidades básicas para assistência médica. "Assim, serão destinados à Rede Mário Gatti os casos de média e alta complexidade", destacou.
Vacinação contra gripe
Estas dez unidades, nos respectivos horários de funcionamento, participam do Dia D de vacinação contra a gripe. As doses são direcionadas para os grupos prioritários e detalhes estão neste link .
Orientações sobre assistência
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Os endereços dos 68 CSs de Campinas estão disponíveis nesta página .