A Secretaria de Saúde ampliou o público da vacina contra a gripe. A partir desta quinta-feira, 2 de maio, as pessoas com idade a partir de 6 meses podem receber a dose. Os imunizantes estão disponíveis nos 68 centros de saúde. Basta apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços, estão na página vacina.campinas.sp.gov.br. Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina.
Nas cinco primeiras semanas da campanha foram aplicadas 141.603 doses de vacina contra a gripe.
Mudança na campanha
Nesta campanha, a Secretaria de Saúde faz registro nominal de quem recebeu a dose. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, isso garante um processo mais qualitativo e garante rastreabilidade dos dados.
“Até o ano passado os dados eram somente consolidados, ou seja, a gente marcava o número de pessoas vacinadas no dia, semana e ao longo da campanha. Agora, o registro da campanha de vacinação contra a gripe é qualitativo e a vantagem é justamente ter uma rastreabilidade maior, mais confiabilidade, transparência e ter todo o histórico da pessoa no sistema. E a gente consegue aproveitar a oportunidade vacinal para verificar o esquema e fazer a atualização de outras doses caso elas sejam necessárias”, disse.
Mais informações no vacina.campinas.sp.gov.br