A Secretaria de Saúde de Campinas registrou 11.655 doses de vacina contra a dengue aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos desde o início da campanha, em 11 de abril, e a tarde desta segunda-feira, 20 de maio. Os imunizantes continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.
A primeira remessa de vacinas recebida pelo Município tinha 18.063 doses. A entrega foi feita à Saúde pelo governo do Estado, que recebeu do Ministério da Saúde.
"Reforçamos a importância dos pais e responsáveis levarem os filhos a um dos centros de saúde para garantir a proteção. A vacina é segura e ajuda a evitar complicações da doença", explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a dengue. Basta levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver).
Campinas entrou na lista de municípios contemplados com vacinas após o prefeito Dário Saadi, também vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ter feito no mês de março uma reunião em Brasília com a ministra da Pasta, Nísia Trindade, e outros integrantes da entidade para tratar sobre a distribuição.
Em 19 de abril, Dário reivindicou à ministra a entrega de mais doses aos municípios. Por enquanto, não há previsão sobre entrega de nova remessa.
Esquema vacinal
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A operacionalização da campanha é uma decisão de cada município.
Como receber a dose?
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página https://vacina.campinas.sp.gov.br.