A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, a campanha de vacinação contra a poliomielite. Com foco em crianças de até 4 anos, a mobilização vai até 14 de junho e, neste período, o Programa de Imunização prevê aplicar doses nos centros de saúde, em pelo menos 68 escolas, shoppings e terminais de ônibus, sendo neste último caso viabilizada por meio de uma parceria com a Emdec.
O Dia D de imunização está programado para 8 de junho. Além disso, há programação com objetivo de atualizar cadernetas para todas as faixas etárias. Veja abaixo detalhes da ação.
Objetivo da campanha
A meta da Saúde é vacinar contra pólio pelo menos 95% das crianças de 1 a 4 anos, grupo estimado em 57 mil pessoas. Para este grupo a vacinação será indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deverá receber a dose da vacina oral.
Para os menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável, e os dados entram para a cobertura vacinal de rotina, que em 2023 foi de 92,8%.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
A coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli, enfatizou que a estratégia de vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução do vírus no Brasil “Amplia o acesso às vacinas e garante a imunização adequada da população não só contra a poliomielite, mas contra outras doenças. A vacina aplicada nessa faixa etária será a vacina oral. Ela é muito segura, sendo umas das mais antigas e conhecidas do Calendário Nacional”, ressaltou.
Centros de saúde
A vacina contra pólio está disponível nos 68 centros de saúde de Campinas.
Não é preciso agendamento. Pais ou responsáveis pelas crianças precisam apresentar documentos de identificação delas com foto, e caderneta (se tiver).
Os endereços dos centros de saúde e horários das salas da vacinação em cada unidade estão disponíveis na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/vacina