Animais foram recolhidos nas proximidades do terminal de transporte coletivo do Satélite Íris.
Divulgação/Emdec
Animais foram recolhidos nas proximidades do terminal de transporte coletivo do Satélite Íris.

Com foco na segurança viária e na prevenção de sinistros (acidentes), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Guarda Municipal (GM) e o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA) realizaram mais uma operação de resgate de animais soltos nas vias nesta segunda-feira, 10 de junho. A ação conjunta foi realizada na avenida John Boyd Dunlop, no cruzamento com a avenida Mário Scolari, no bairro Satélite Íris.

Além de evitar que os animais invadam a via e coloquem em risco a circulação dos veículos e a própria vida, o esforço preventivo busca alertar e conscientizar os proprietários. As iniciativas consideram o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município (Lei nº 15.449/2017), que aponta a proibição da permanência e a manutenção de grandes animais, soltos ou atados, por cordas ou outros meios, em vias ou em logradouros públicos, parques ou praças públicas.

Participaram da operação dois agentes da mobilidade urbana, dois guardas municipais, um ajudante e um veterinário da DPBEA, que atuaram para garantir a segurança dos animais, durante as etapas de remoção e alocação no caminhão de resgate.

Foram resgatados dois cavalos, próximo ao Terminal Satélite Íris, que foram encaminhados para o DPBEA, onde passam por atendimento médico-veterinário e recebem alimentação. Eles são identificados por microchips e cadastrados no banco de dados do município (Sistema Arquimedes). 

Como denunciar 

Em caso de urgências com animais circulando em vias da cidade, que colocam em risco a segurança viária, a população pode acionar a Emdec pelo telefone 118, na opção 1 “Emergências de Trânsito”. Quando acionados, os agentes da mobilidade urbana da Emdec atuam para preservar a segurança viária. O procedimento consiste no acompanhamento dos animais para local seguro, fora da via; e o acionamento do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. 

Sobre o DPBEA

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal está ligado à Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas). Seu objetivo é garantir o equilíbrio da proteção ambiental, com ações integradas de proteção, defesa e bem-estar animal.

Para recuperar o animal resgatado, o proprietário deverá entrar em contato com o DPBEA, exclusivamente pelo e-mail [email protected] no prazo de cinco dias úteis, mediante pagamento de taxas, apresentação de documentos que comprovem a propriedade do animal, possuir propriedade em área rural e apresentar os atestados de vacinação do animal. Após esse prazo ou se houver a constatação de maus-tratos, os animais são encaminhados para adoção.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!