Um show à altura dos 250 anos de Campinas. Foi assim a apresentação da Esquadrilha da Fumaça neste domingo, 30 de junho, na praça Arautos da Paz. O local ficou lotado, muitas crianças e famílias, com estimativa de 10 mil pessoas. Quem foi, assistiu um show de acrobacias sincronizadas de sete aeronaves com suas manobras que podiam ser vistas, além da praça, pelo céu da cidade. Antes do espetáculo, houve uma apresentação da Banda de Música da EsPCEx.
"A apresentação superou a expectativa, com público fantástico, imenso, um espetáculo que Campinas merece em homenagem aos seus 250 anos", disse o prefeito de Campinas, Dário Saadi. Ele assistiu toda a apresentação e, ao final, também entregou ao capitão Pereira, da Esquadrilha, um troféu com a fênix, símbolo de Campinas, em agradecimento.
"Estamos muito felizes em presenciar esta apresentação com tanto público. O campineiro veio e acreditou até o último minuto, mesmo com tempo amanhecendo com chuva. Um espetáculo para deixar na memória da cidade", destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, organizadora do evento.
O evento também contou com a presença de secretários, vereadores e convidados, além da equipe da Esquadrilha da Fumaça, chamada oficialmente de Esquadrão de Demonstração Aérea, que conta com mais de 4 mil apresentações realizadas no Brasil e em outros 21 países e fica sediado na Academia da Força Aérea de Pirassununga.
"Muito lindo"
A apresentação foi feita com sete aeronaves e um locutor da Academia da Força Aérea descrevia para a plateia as manobras que eram realizadas. A cada "parafuso” ou "looping", o público ia ao delírio. Quanto menos se esperava, o público era surpreendido pela aeronave 7 com seus rasantes.
Marcos Grecia levou seu filho de quatro anos, Noah, segundo ele, "exclusivamente" para ver a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ele comprou um aviãozinho de brinquedo e seria a primeira vez que Noah ia ver as aeronaves fazendo as acrobacias no céu.
O tempo que amanheceu com chuva, ao final, ajudou. Sem a presença do sol forte, a visibilidade ficou favorecida. Carlos André veio de Paulínia para ver a apresentação da Esquadrilha da Fumaça com suas duas filhas: Ana Lucia, de 13 anos e Melina Maintinguer, de 4 anos. "Sou tão apaixonado pela Esquadrilha da Fumaça que tatuei no meu braço", mostrou.
Outro momento marcante foi quando o coronel Nunes, piloto de uma das aeronaves, agradeceu ao público em nome da Força Aérea e deu os parabéns a Campinas pelos 250 anos. Ele mandou a mensagem enquanto estava pilotando a aeronave e passou por perto do palco.
Programação
Outros eventos estão programados para o mês de julho, em comemoração aos 250 anos de Campinas.
O Chefs Campinas terá mais uma edição no dia 14 de julho, na Praça Carlos Gomes, a partir das 12h. A expectativa para este ano é da participação de cerca de 15 mil pessoas.
Ainda no dia 14, a 7ª Maratona de Campinas vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 7h, na Avenida Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).
Para fechar o dia da aniversariante, a Arautos da Paz receberá um show com a Orquestra Sinfônica Municipal, a partir das 19h. O artista que tocará com os músicos campineiros será divulgado em breve.
Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.