O "Espaço Taquaralzinho Isabela Tibúrcio Fermino" , na Lagoa do Taquaral, ficou pronto nesta sexta-feira, 5 de julho, e já está aberto a todas as crianças e suas famílias. A entrada mais próxima é pelo portão 1 do parque, na avenida Heitor Penteado, s/n, Taquaral. É um espaço para atividades infantis, com 3.500 metros quadrados. Tem muitas atrações, brinquedos e natureza. O objetivo é oferecer experiências sensoriais e de muita interação.
O Taquaralzinho é uma homenagem a Isabela, que foi vítima da queda de um eucalipto, na mesma área, em janeiro de 2023. Esta homenagem foi definida junto com o pai dela, Sérgio Fermino, que esteve presente para conhecer o espaço infantil, junto de familiares e amigos.
"Isabela era uma criança amorosa, cuidadora, amava as pessoas e aqui é um espaço onde as famílias podem vir e se divertir. Com certeza ela iria amar este lugar. Quando a gente fez esse pedido, a intenção é que ela seja sempre lembrada e vivenciada por outras crianças aqui. Isso traz pra gente algum conforto, não repara a perda, mas traz um conforto. O espaço é o que a gente imaginou mesmo, a Isa iria gostar. O mais importante, para mim, é o que gerou, a vida que gerou, a beleza que gerou tudo isso. Este espaço tem tudo a ver com ela", disse Sérgio.
O coordenador de projetos e paisagismo do Departamento de Parques e Jardins, Robson Caldeira, apresentou o espaço e os detalhes do projeto.
O Taquaralzinho tem várias áreas, como Jardim dos Aromas, com grandes vasos de ervas e temperos aromáticos como manjericão, alecrim, hortelã, tomilho e alfazema; tem o Espaço Água, uma praça molhada, com jatos de água para que as crianças possam se refrescar; o Espaço Piquenique, com banquinhos coloridos e área gramada e Espaço Amamentação, com pia e torneira e bancos.
Pelos espaços da área infantil, estão a pista de caminhada com piso intertravado; cerca de 20 brinquedos lúdicos para crianças de 0 a 5 anos e de 6 a 12 anos, como gangorras, gira-gira, balanços, cama elástica, entre outros; piso de diversas texturas; grama sintética; bebedouros; mesas e bancos; lixeiras; paisagismo; plantio de mais de 500 árvores adultas e iluminação.
Na Sala de Leitura, com mesinhas e cadeiras, estão disponíveis diversos livros infantis, entre eles o de Isabela, que adorava ler e escrever poesias.
"Ela deixou 22 poesias escritas no caderno dela. E escreveu 'Poesias de Isabela'. Isso virou um livro, do jeito que está no caderno. É algo que vai perpetuando a memória dela. Foram sete anos, mas sete anos que iluminaram muito, deixaram um rastro de amor", disse o pai. Ao final da visita, Sérgio e todos os presentes fizeram uma oração e cantaram uma música por Isabela.
A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com investimento de R$ 1, 3 milhão.