Nesta segunda-feira (12), um cargueiro Boeing 737 da empresa Modern Logistics precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 15h30. A aeronave, que havia decolado do próprio terminal às 12h30, teve que retornar após os pilotos detectarem um problema no trem de pouso enquanto sobrevoavam Belo Horizonte.
De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal, a aeronave fez várias voltas sobre o aeroporto para consumir combustível antes de realizar a aterrissagem. Durante a desaceleração final, foi observada uma grande quantidade de fumaça, resultado do estouro de dois pneus do trem de pouso esquerdo e um do direito. Felizmente, não houve feridos.
Em nota, a concessionária informou que a pista foi fechada imediatamente após o pouso e permanece interditada para pousos e decolagens. Equipes de bombeiros e ambulâncias estavam prontamente posicionadas para acompanhar o procedimento de emergência. Um Centro de Gerenciamento de Crises foi acionado para coordenar as ações e minimizar os impactos no aeroporto.
Enquanto a aeronave continua na pista, os voos programados para Viracopos estão sendo redirecionados para outros aeroportos, e ainda não há previsão de quando a pista será liberada. No mesmo dia, o Aeroporto de Florianópolis também teve uma de suas pistas fechadas devido a problemas com uma aeronave da Azul, agravando a situação no transporte aéreo do país.