Com a baixa umidade do ar, beber bastante água é fundamental para a saúde.
Fernanda Sunega
Com a baixa umidade do ar, beber bastante água é fundamental para a saúde.

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para os baixos índices de umidade relativa do ar (URA) e altas temperaturas. O município está em Estado de Alerta com a URA chegando a 14% às 13h40. O ideal é acima de 60%. Às 12h20 a temperatura chegou a 33,3º centígrados. O Departamento orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. Queimadas não devem ser feitas.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que, tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano na região. “Ontem a umidade do ar chegou ao índice de 14%, às 13h. Esse é um índice muito baixo que coloca o município em Estado de Alerta e a tendência é de baixar mais ainda, até chegar ao nível de emergência, quando a URA fica abaixo de 12%. Essa secura, além de gerar desconforto é uma questão importante de saúde pública por isso as pessoas devem tomar bastante água e, se perceberem qualquer anormalidade,  procurar ajuda médica”, destacou. 

Furtado reforça ainda a importância de coibir qualquer tipo de incêndio. “É fundamental que as pessoas não provoquem nenhum tipo de queimada. Qualquer queima de lixo, com esse tempo extremamente seco e quente, tem grande probabilidade de propagação rápida do fogo e os incêndios agravam as questões de saúde da população. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas fiquem alertas, não coloquem fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e, ao avistarem uma queimada, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo 199", aconselhou Furtado.

Em caso de soltura de balões por ser crime, as pessoas devem acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.

Todos os locais em que houve registro de foco de incêndio são vistoriados. A identificação dessas áreas permite notificar os proprietários e diminuir reincidências. Campinas tem uma lei municipal que proíbe queimadas. Com base nessa legislação, é proibido o uso do fogo para ações como limpeza de terreno, por exemplo. Quando isso ocorre o município aplica as penalidades. São penalidades de multa e, dependendo da extensão, também é feito o termo do ajustamento de conduta para a reparação do dano ambiental causado. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!