O foco é na identificação das espécies e como usar de forma segura
Divulgação/BiologiaNet
O foco é na identificação das espécies e como usar de forma segura

Quem deseja aproveitar uma caminhada em meio à natureza e ainda aprender sobre os benefícios das plantas medicinais poderá para participar da atividade “ Farmácia na Floresta ”, que será realizada nesta sexta-feira (9), das 9h às 9h45, na ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata Santa Genebra, em Campinas.

A participação é gratuita e aberta ao público. Não é necessário fazer inscrição prévia — basta chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência no local, que fica na Rua Mata Atlântica, 447, no Bosque de Barão Geraldo.

Durante a caminhada, os participantes aprenderão sobre o guaco (Mikania glomerata), planta medicinal conhecida por auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, como tosse e bronquite. A atividade integra ações de educação ambiental promovidas pela unidade de conservação.

No evento, alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentarão informações detalhadas sobre plantas medicinais. Com foco na identificação correta das espécies e em recomendações para a preparação e o uso seguro e eficaz, a apresentação faz parte de uma ação conjunta entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), administradora da Mata Santa Genebra, e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

O biólogo Cristiano Krepsky ressaltou que a FJPO tem investido em atividades que integraram a conservação da floresta com a saúde e o bem-estar da comunidade, reforçando a importância da educação ambiental e do uso consciente das plantas medicinais. “O ‘Farmácia na Floresta’ é uma atividade que faz parte da abordagem que busca sensibilizar a comunidade para essa relação direta que existe entre a saúde da natureza e a saúde das pessoas”, disse o biólogo.

Ao final do bate-papo, os participantes poderão ainda participar de uma caminhada pela floresta. Dúvidas podem ser encaminhadas para  contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br

Espécies que vivem na Mata

Somente do grupo de vertebrados são 365 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 247 de aves, 56 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 700 espécies identificadas.

Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).

Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!