
A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu um alerta à população após o relato de uma tentativa de golpe envolvendo falsos agentes comunitários de saúde na região do Centro de Saúde (CS) do Jardim Vista Alegre.
Na última quinta-feira (15), um morador informou ter sido abordado em casa por duas pessoas que se passaram por profissionais da saúde. Segundo o relato, os suspeitos pediram que ele realizasse um reconhecimento facial para um suposto recadastramento no serviço de saúde. Horas depois, o morador sofreu uma tentativa de invasão à sua conta bancária — que não teve sucesso. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Prefeitura não pede reconhecimento facial
A Secretaria de Saúde esclarece que não realiza qualquer tipo de recadastramento que envolva reconhecimento facial ou solicitação de dados bancários. Também não há cobrança de qualquer valor para cadastro nos Centros de Saúde (CSs).
Os agentes comunitários de saúde atuam devidamente identificados, com crachá da Prefeitura e uniforme específico da função. Caso haja dúvida sobre a identidade de um servidor, a orientação é para que o cidadão entre em contato pelos canais oficiais.
Canais de atendimento
- 📞 Em dias úteis: Ligue para o 156
- 📞 Finais de semana e feriados: Ligue para o 199 (Defesa Civil)
- 🏥 Atendimento presencial: no CS Jardim Vista Alegre, de segunda a sexta, das 7h às 19h
Desde que o caso foi comunicado, a equipe do CS tem reforçado o alerta a todos os pacientes atendidos na unidade.