
No próximo sábado, 7 de junho, às 17h, o Cemitério da Saudade, em Campinas, recebe uma nova edição da tradicional visita monitorada "Saudade e Suas Vozes", com roteiro especial dedicado aos túmulos conhecidos como “ milagreiros ”. A atividade gratuita convida o público a conhecer sepulturas que, ao longo do tempo, tornaram-se locais de manifestações de fé popular e devoção espontânea.
A concentração será às 16h45, em frente ao monumento em homenagem aos combatentes da Revolução de 1932, próximo à entrada principal do cemitério, localizado na Praça Voluntários de 32, no bairro Swift.
As inscrições devem ser feitas previamente pela internet, por meio deste link.
Além de gratuita, a atividade também contará com arrecadação voluntária de mantimentos, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Campinas.
Roteiro e orientações
Com cerca de 3,8 quilômetros de extensão, o percurso da visita tem duração estimada de duas horas e meia, passando por mais de 20 túmulos que apresentam registros de devoção popular, além do ossário do cemitério.
Por se tratar de uma caminhada longa e em terreno irregular, a organização recomenda o uso de calça comprida e blusa de manga longa. Já o uso de calçados fechados e repelente é obrigatório. Menores de idade podem participar, desde que acompanhados por um responsável.
Patrimônio cultural funerário
Campinas é a primeira cidade do Brasil a instituir oficialmente o Dia do Patrimônio Cultural Funerário, celebrado em 7 de fevereiro, data da inauguração do Cemitério da Saudade, em 1881. A lei que estabelece a data é a nº 16.616, de 2024.
Considerado um dos cemitérios mais antigos do estado de São Paulo, o Cemitério da Saudade é reconhecido por seu valor histórico, artístico e simbólico. O espaço abriga túmulos de personagens marcantes da história local e chama atenção por manifestações espontâneas de religiosidade popular, como os chamados “túmulos milagreiros”, que agora ganham destaque nesta edição da visita monitorada.