Prêmio foi na modalidade “As melhores de gestão do Brasil em São Paulo” – Nível II Rumo à Excelência ESG IA
Foto: Sanasa
Prêmio foi na modalidade “As melhores de gestão do Brasil em São Paulo” – Nível II Rumo à Excelência ESG IA

A Sanasa foi destaque na edição 2025 do Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão (PPQG) ao receber o “Medalhão de Ouro” na modalidade “As melhores de gestão do Brasil em São Paulo” – Nível II Rumo à Excelência ESG IA. A cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira, 5, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, e marcou a estreia da empresa na premiação. Além do principal reconhecimento, outros dois projetos foram vencedores nas categorias de Mérito de Inovação em Gestão: Finanças, com o Sistema de Contabilidade da Sustentabilidade, e Gestão Avançada, com a Jornada da Excelência em transformação cultural.

Segundo a companhia, o conjunto de resultados reforça a consolidação de práticas de governança e eficiência.

“Ter a gestão da Sanasa certificada por um prêmio mais uma vez, além de nos causar grande orgulho, indica que estamos no caminho certo para continuar a melhorar a vida das pessoas. Também nos inspira a evoluir com mais competência e olhar humano”, afirmou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

Reconhecimento inédito na primeira participação

O PPQG, organizado pelo Instituto Paulista de Excelência em Gestão (Ipeg), avalia organizações públicas e privadas com sede no Estado e destaca modelos de gestão considerados exemplares.

O diretor administrativo, Paulo Zeraik, representou a empresa na solenidade e ressaltou o trabalho coletivo.

Para ele, o prêmio “é o resultado do esforço e do trabalho que toda equipe vem fazendo em qualidade e gestão de todas as áreas da empresa”.

PPQG avalia organizações públicas e privadas com sede no Estado
Foto: Sanasa
PPQG avalia organizações públicas e privadas com sede no Estado


A conquista chega em um ano considerado decisivo para a estatal. Somados os três reconhecimentos do PPQG, a Sanasa totaliza 16 premiações em 2025, número que reforça o desempenho da companhia em indicadores técnicos, ambientais e administrativos.

Série de premiações consolida desempenho

O ciclo de reconhecimentos inclui posições de destaque em rankings nacionais.

A Sanasa e Campinas ocuparam o primeiro lugar no ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil e foram premiadas pela instituição em “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, pelas boas práticas no abastecimento e no esgotamento sanitário.

Outra conquista foi o troféu “Transparência Anefac”, voltado à qualidade das demonstrações financeiras. No setor, a empresa ainda levou o “Oscar do Saneamento, Troféu Quíron Platina”, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), além de quatro medalhas do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).


O reconhecimento também alcançou iniciativas de inovação. A empresa foi listada entre “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, do IT Fórum, pelo emprego de inteligência artificial no combate às perdas de água.

Já o Consórcio PCJ pelas Águas concedeu o prêmio “Ação pela Água”, por avanços na gestão hídrica regional.

A Prefeitura de Campinas certificou a Sanasa com o selo “Empresa Resiliente”, que valoriza políticas de prevenção e mitigação de riscos.

A lista do ano inclui ainda o prêmio “Inovação em Contabilidade Professor Sérgio Iudícibus”, do Instituto de Contadores do Brasil, e o “Projeto Acertar”, da Agência Reguladora PCJ, que valida os dados enviados ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa).

Expectativa para novos avanços

O volume de conquistas, segundo a direção, consolida o planejamento estratégico da empresa e deve orientar as ações de 2026.

Manuelito avalia que o ano “foi muito importante para nós, da Sanasa, e para Campinas, porque essas premiações comprovam que a cidade tem um saneamento de qualidade e uma gestão transparente”.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes