Depois de apresentar um saldo positivo de 9,16 mil postos de trabalho , entre janeiro e fevereiro, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou um fechamento em massa de vagas desde o início da pandemia de Covid-19 . Segundo estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas, abril terminou com saldo negativo de 19.089.
Desse total, 10.393 vagas foram fechadas no município de Campinas . A sequência de cidades da RMC com maior índice tem Americana, Indaiatuba, Valinhos e Sumaré.
“As medidas de distanciamento social adotadas a partir de março para evitar o aprofundamento da crise sanitária e o colapso no sistema de saúde tiveram um forte impacto sobre a economia, alterando os fluxos de demanda e de produção. Observa-se, em março, uma redução de 8,1 mil postos de trabalho, seguida por uma queda de 20.565 postos em abril”, explica a economista Eliane Rosandiski.
Você viu?
O setor mais prejudicados foi o Comércio, com perda próxima de 5 mil postos. Em seguida, estão os Serviços Técnicos e os Serviços de Alimentação, que fecharam 3,9 mil e 2,9 mil postos, respectivamente. Além disso, estima-se que tenham sido perdidas 4,1 mil vagas na Indústria de Transformação.
Leia também: Pandemia dificulta acolhimento a dependentes químicos em Campinas
MP 936
De acordo com o estudo, a Medida Provisória 936 , que determinou a flexibilização nos contratos de emprego durante a pandemia, ajudou a preservar cerca de 159,8 mil empregos, apesar de trazido reduções drásticas sobre a renda dos trabalhadores.
“Os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, apontam para uma queda de 16% da massa de rendimento dos ocupados, além da alta da vulnerabilidade em função do número de pessoas em situação de desalento. É uma crise sem precedentes, que ainda está em curso e com consequências imprevisíveis”,diz Rosandiski.
Retomada
O prefeito Jonas Donizette publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (04) o decreto que libera a retomada parcial dos comércios de rua, shoppings e escritórios . Os estabelecimentos poderão funcionar apenas por 4 horas, com 20% da capacidade total e adotando medidas de prevenção contra a Covid-19. Restaurantes não foram colocados na lista.