A isenção de cobrança da tarifa de água para famílias de baixa renda de Campinas foi estendida por mais dois meses, conforme o anunciado pela Sanasa nesta sexta-feira (05). Enquadram-se no perfil as famílias que consomem até 10 metro cúbicos (10 mil litros) de água.
De acordo com a Sanasa , a isenção atinge cerca de 90 mil pessoas. A medida foi anunciada no dia 30 de março e era válida apenas até o fim da junho. Com a nova decisão, ele continuará valendo tanto para julho quanto para agosto.
O cálculo da tarifa pela média consumida no período de março a maio de 2019, também anunciado no dia 30 de março, teve a mesma prorrogação, até agosto. Esta medida é aplicada a todos os consumidores residenciais de Campinas.
Você viu?
Leia também: Pandemia dificulta acolhimento a dependentes químicos em Campinas
“Vamos continuar fazendo a cobrança por média. A esmagadora maioria não está sendo prejudicada, porque as pessoas estão ficando mais em casa e por isso consomem mais água”, afirmou o prefeito Jonas Donizette, em coletiva ao lado de Arly de Lara Romêo, presidente da Sanasa.
Cobrança
De acordo com o prefeito, a cobrança do excedente consumido será feita futuramente, e os valores poderão ser parcelados conforme a situação econômica de cada família.
A Sanasa, no entanto tem feito por mês cerca de mil atendimentos de consumidores que tiveram a fatura com valor acima em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse caso, a empresa está ajustando o faturamento pelo consumo real.