Campinas adotou a implementação de barreiras sanitárias no Terminal Metropolitano e na Estação de Transferência Expedicionários , na região da Estação Cultura, como medida para controlar o fluxo de pessoas de outras cidades no Centro. De acordo o prefeito Jonas Donizette (PSB), cerca de 50% do público do comércio da região é formado por cidadãos de Monte Mor, Hortolândia e Sumaré.
“Com a medida, vamos tentar controlar o fluxo de pessoas que vêm de outras cidades da nossa região metropolitana, por meio do transporte público; e saber a real necessidade de estarem em Campinas”, explicou o prefeito.
Jonas também afirmou que enviará um ofício aos prefeitos das cidades vizinhas para solicitar que eles tomem medidas parecidas no controle da saída dos seus cidadãos. A movimentação para tentar reduzir a circulação intermunicipal se deu em razão das aglomerações formadas no Centro, segunda e terça-feira, primeiros dias da reabertura do comércio na cidade.
Leia também: Nenhum dado sustenta reabertura em Campinas, alerta coordenador de Força Tarefa
A operação de fiscalização será coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) , que anunciou novos ajustes no transporte público da cidade.
Você viu?
“ Já aumentamos a nossa frota em 30% e, para resolver alguns problemas pontuais, vamos reforçar algumas linhas com maior demanda. Estamos monitorando, a todo momento, a nossa operação pelo Núcleo de Monitoramento de Transportes (Numt) e realizando todos os ajustes para deixar a operação da maneira mais adequada possível”, comunicou Carlos José Barreira, presidente da Emdec.
Confira as linhas de ônibus que sofreram alterações:
- Eixo Ouro verde: Linha 131 – Terminal Vida Nova . Será antecipado o horário de pico para as 15h30 (antecipação em torno de 1h).
- Eixo Campo Grande: Linha 212 – Terminal Itajaí . Será antecipado o horário de pico para as 15h30 (antecipação em torno de 1h). E Linha 215 – Jardim Bassoli. Acréscimo de veículos na frota circulante.
- Eixo Santos Dumont: Linhas 114 – Jardim Melina / Corredor Central, 117 – DIC VI e 118 – Terminal Ouro Verde . Acréscimo de quatro ônibus na frota circulante.
- Eixo Sousas / Joaquim Egídio: Linhas 390 – Joaquim Egídio e 396 – Sousas . Acréscimo de um veículo adicional na frota circulante.
- Eixo Amarais: Linha 316 – Parque Cidade . Apresenta algumas inconsistências. Acompanhamento de forma mais intensa.
- Eixo Barão Geraldo: Linha 319 – Parque Cidade / Terminal Barão Geraldo . Retorna a operação, agora com três carros.