Jonas Donizette pode se antecipar à posição oficial do Estado.
Carlos Bassan
Jonas Donizette pode se antecipar à posição oficial do Estado.


O prefeito de Campinas , Jonas Donizette (PSB), afirmou em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (17), que não descarta interromper a flexibilização da quarentena , mesmo antes do próximo parecer do Governo do Estado sobre o Plano SP, programado para o dia 28 de junho. “Há chances de eu tomar essa decisão sem o governo decidir”, respondeu Jonas ao ser questionado sobre a possibilidade.

Apesar disso, mesmo com o recorde de mortes por Covid-19 batido nesta quarta-feira, com 21 óbitos confirmados em 24 horas, o prefeito avalia que o momento é preocupante, mas ainda não o suficiente para frear a retomada econômica. Ele sustenta o argumento com base nos números de isolamento.

“Se os números mostrassem uma variação muito grande, eu já teria tomado a decisão. A gente está entrando em uma fase da batalha que as pessoas vão ter que se conscientizar cada vez mais desse novo normal, avaliar se deve ou não ir a algum lugar”, avaliou Jonas.

Leia também: UPA Carlos Lourenço é fechada ao público para atender somente casos de Covid-19 

Decisão do Plano SP

Campinas está classificada na zona laranja, fase 2 do p lano de retomada econômica do Governo de São Paulo , o que permite que o município abra comércios de rua, shoppings e escritórios, como já está sendo feito.

A permissão do Estado, no entanto, não obriga nenhuma Prefeitura a acatar a reabertura. Aquelas que optam por reabrir concretizam a liberação por publicação de decreto, e são livres para voltar atrás. O que não é permitido é que um prefeito determine a abertura de setores que não estão liberados pelo Plano SP.

No próximo dia 28, será anunciado se Campinas regride ou avança de fase, também com possibilidade de continuar na zona laranja. Caso avance para a fase amarela, poderá abrir restaurantes, por exemplo. Se o caso for de regressão para a zona vermelha, comércios, shoppings e escritórios terão que fechar.

    Veja Também

      Mostrar mais