Após 22 dias de internação, 12 deles intubada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , a técnica de enfermagem Celia Vilarinho , conhecida apenas como Celinha, se recuperou da Covid-19 e recebeu alta na última segunda-feira (02), em Campinas. A profissional estava internada em seu local de trabalho, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e, por isso, quando foi liberada, recebeu uma homenagem dos colegas.
Em vídeo que registra o momento da saída do hospital, Celinha se emocionou ao falar sobre os dias complicados que viveu após contrair o coronavírus e aproveitou para ressaltar a gravidade da doença .
Leia também: SUS de Campinas tem três leitos vazios em UTIs para Covid-19
“Eu estou tão feliz, só tenho que agradecer o que fizeram por mim. Nós que somos da linha de frente sabemos o que estamos passando, todo dia é uma luta, isso aqui não é uma gripezinha não. Se o povo está achando isso, deveria ficar dois dias internado para ver o que é a Covid-19”, disse Celinha ao diretor do HC, Antonio Gonçalves de Oliveria Filho, que acompanhou a alta da enfermeira.
Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Campinas, o número de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus , até o dia 23 de junho, era de 1.407 . A maior taxa de contaminação está justamente entre os técnicos de enfermagem, que correspondem a 36.8% dos profissionais de saúde da cidade que contraíram o vírus.