Drive trhu é uma das saídas adotadas pelos estabelecimentos durante pandemia.
Arquvio/Prefeitura de Campinas
Drive trhu é uma das saídas adotadas pelos estabelecimentos durante pandemia.


Bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) demitiram 22 mil funcionários desde o início da pandemia de Covid-19 , quando tiveram que fechar as portas, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O estudo indica um crescimento de cerca de sete mil novas demissões no período de um mês, entre junho e julho.

A Abrasel também afirma que o número de pessoas demitidas por bares e restaurantes representa 36,8% dos postos de trabalho da RMC . Além disso, projeta que a marca de 30 mil pode ser atingida em breve, caso o setor tenha que continuar fechado. Segundo a pesquisa, o número de estabelecimentos com operações encerradas saltou de 2,4 mil para 4,5 mil.

Leia também: Unidades da Fundação Casa têm 44 contaminados pelo novo coronavírus

Você viu?

Reunião com o prefeito

Representantes da Associação participaram de reunião on-line com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), na manhã desta terça-feira (14), para apresentar os resultados do levantamento e reivindicar a abertura do setor.

“Levamos estes números ao prefeito para mostrar a real dificuldade que o setor vem passando na região, um momento dramático não apenas para os empresários, mas também para os funcionários e seus familiares”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC.

“Abrir apenas de quatro a seis horas só vai provocar aglomerações e inviabilizará a abertura da grande maioria dos estabelecimentos, pois com estas restrições não haverá equilíbrio econômico para reabertura. A conta já não fechava e desta maneira vai piorar, quebrando mais empresas”, completa.

Meses

Bares e restaurantes estão funcionando apenas nos sistemas delivery e drive thru desde o dia 23 de março, quando começou a quarentena em Campinas. No momento, toda a região está classificada na fase vermelha do Plano SP, portanto apenas serviços essenciais estão autorizados a operar. Bares e restaurantes só ganham permissão na fase amarela.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!