Lara Ziggiatti, violoncelista do Quinteto de Cordas da Sinfônica de Campinas.
Reprodução/Prefeitura de Campinas
Lara Ziggiatti, violoncelista do Quinteto de Cordas da Sinfônica de Campinas.


Campinas completa 246 anos nesta terça-feira, 14 de julho , e as celebrações serão virtuais, em razão da pandemia de Covid-19 . A Prefeitura divulgou uma programação que começa na nesta noite e se estende por toda a semana, com encerramento no domingo (19). O calendário tem apresentações musicais, palestras e até gastronomia.

A programação tem início nesta terça, às 19h, com a exibição do vídeo do Quinteto de Cordas da Sinfônica de Campinas, formado pelos músicos Artur Huf e Silas Simões (violinos), Valdeci Merchiori (viola), Lara Ziggiatti (violoncelo) e Walter Valentin (contrabaixo).

A gravação, com o último movimento do Quinteto em Ré Maior, do compositor campineiro Carlos Gomes , chamado "Burrico de Pau", teve como cenário a Caravela localizada na Lagoa do Taquaral, considerada um dos cartões postais da cidade.

Leia também: Com status de metrópole, Campinas comemora 246 anos

Na quarta, 15, às 19h, o canal apresenta a gravação da Sinfônica de Campinas em que interpreta os hinos dos times Ponte Preta e Guarani, dois símbolos históricos da cidade.

O vídeo foi gravado de forma remota sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro e contou com músicos que, entusiasmados, participaram voluntariamente do projeto: Otávio Antoniacci, Rodrigo Rosa, Marcelo Corillow, Rodolpho Simel , Rinaldo Zamai, Flávio Simões, Samuel Lopes, Nikolas Moraes, Juraci dos Santos, Márcio Maia, Rogério Vargas Andrielly de Campos e Shirley Holtz, além de Julianus Nunes na edição e mixagem.

História e mais cultura

A história de Campinas e suas múltiplas singularidades serão contextualizadas pelo historiador Henrique Annunziata na live especial com o tema "Campinas, dos tropeiros à era digital: um pouco de sua história", conduzida pelo secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco. O encontro, na quinta, 16, terá início às 19h30.

Na sexta, 17, às 19h, o público poderá conferir a antológica gravação integral da obra "Carmina Burana", de Carl Off, regida pelo maestro Benito Juarez, em dezembro de 1989, no Teatro Municipal de São Paulo. A apresentação reuniu ainda o Coralusp, Coral Infantojuvenil E.M. Piracicaba, Coca, Coral Puccamp, Coral Curso de Música Unicamp e Madrigal Campinas, e solistas Adriana Giarola, Tiago Pinheiro e Espártaco de Paola.

No sábado, 18, às 10h, o Canal Cultura Abraça Campinas traz um clipe especial da Sinfônica de Campinas em homenagem à metrópole.

Gastronomia

Ainda no sábado, 18, e no domingo, 19, o tradicional "Chefs Campinas", no qual restaurantes da cidade montam tendas na Praça Carlos Gomes e oferecem pratos com preços mais baixos, migra para o delivery e drive-thru.

O evento, nomeado de "Chefs Campinas Delivery" para esta edição, ocorrerá no almoço e no jantar do fim de semana. Os pratos serão apresentados no canal YouTube Cultura Abraça Campinas e os pedidos devem feitos diretamente aos restaurantes participantes.

    Veja Também

      Mostrar mais