Comércios terão que obedecer normas para voltar a funcionar.
Gilson Machado
Comércios terão que obedecer normas para voltar a funcionar.


O prefeito de Campinas , Jonas Donizette (PSB) , anunciou na manhã desta sexta-feira (24) que o Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), do qual a metrópole faz parte, avançou para a fase laranja do Plano São Paulo. Um decreto formalizando a reclassificação será publicado no Diário Ofical neste sábado (25), e o comércio poderá reabrir na segunda-feira (27).

Jonas foi informado da mudança pela equipe do governador João Doria (PSDB) , que oficializou a classificação em coletiva no início da tarde.

Além da região de Campinas, o DRS-7 é formado pelas regiões de Bragança Paulista e Jundiaí, além do Circuito das Águas. A decisão de reabrir o comércio fica a cargo das administrações municipais. Em Campinas, o comércio de rua funcionará das 12h às 16h em dias de semana e das 9h às 13h aos finais de semanas, enqunto os shoppings ficam abertos das 16h às 20h todos os dias.

Você viu?

Leia também: Policial Militar de 34 anos morre por Covid-19 em Campinas

Mais de um mês de fechamento

Campinas entrou na fase vermelha, a primeira do Plano SP, no dia 3 de julho. Antes disso, quando a cidade estava na fase laranja, Jonas Donizette já havia determinado que comércios e shoppings fechassem, portanto esse tipo de atividades está sem funcionar presencialmente há 32 dias.

Com a publicação do novo decreto, shoppings e lojas de rua poderão funcionar por quatro horas diárias. Bares, restaurantes, salões de beleza, teatros e cinemas continuam sem autorização para abrir. Na avaliação da Prefeitura de Campinas, a cidade está no caminho para colocar a região na fase amarela, terceira do Plano SP.

"Sinto lentamente, gradualmente, um movimento de melhora. Estamos vendo isso. O número de casos diminuindo, leitos de retaguarda até em excesso neste momento. Foi uma semana onde todos os dias tivemos leitos de UTI além do que tivemos de demanda", comentou o secretário da Saúde, Carmino de Souza.

Campinas registrou nesta sexta-feira mais 15 mortes por Covid-19 e chegou ao total de 618 óbitos. O número de casos aumento para 15.629.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!