ACidade ON

Caravela do Parque Portugal, no Taquaral.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Caravela do Parque Portugal, no Taquaral.


A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (12) a reabertura dos 24 parques públicos da cidade a partir deste sábado (15). Os locais estão fechados desde 19 de março como estratégia para evitar aglomerações e tentar reduzir a disseminação do coronavírus .

O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) durante transmissão ao vivo. Segundo ele, os parques ficarão abertos das 7h às 13h, para seguir o mesmo protocolo para empresas privadas na fase amarela do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.

Leia também: Hospital de campanha é desativado um dia antes do previsto

Inicialmente, os parques funcionarão de quarta a domingo e ficarão fechados às segundas e terças-feiras. Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Ernesto Paulella, os funcionários estão recebendo treinamento para disponibilizar álcool em gel nas entradas dos parques e evitar a formação de aglomerações. 

ENTRADA LIMITADA 

Segundo ele, a ocupação dos parques será limitada a 30% de sua capacidade. E isso será cumprido à risca pelo menos nos parques maiores e mais populares. "Os funcionários estarão com contadores de mão e quando atingir a capacidade os portões serão fechados", disse Paulella.

No caso da Lagoa do Taquaral, por exemplo, o limite será de 1,5 mil pessoas. O prefeito pediu "paciência" dos visitantes com os funcionários. "Pode ser que você tente entrar e não consiga, tenha compreensão. Não gere atrito", afirmou. 

ATRAÇÕES FECHADAS 

Atrações dentro dos parques continuarão fechadas - por exemplo, os pedalinhos, bondinho e a caravela da Lagoa do Taquaral, bem como ginásio, quadras, campos de futebol e parquinho infantil.

Você viu?

Bebedouros estarão desativados e a Prefeitura recomenda que sejam usadas torneiras apenas para encher garrafas de água. Ainda no caso da Lagoa do Taquaral, a Prefeitura ainda não definiu se a pista interna da Avenida Heitor Penteado, no entorno do parque, ficará fechada aos domingos e feriados, como ocorre habitualmente. 

VEJA AS REGRAS 

- Os parques irão funcionar de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h.

- Haverá um banner na entrada dos parques com todas as orientações sobre medidas sanitárias, como manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer higiene, usar máscara, entre outras.

- Os parques poderão receber 30% dos visitantes.

- O uso de máscara nos parques será obrigatório.

- Haverá álcool gel na entrada dos parques.

- As atrações de uso coletivo, como parquinhos, quadras, campos de futebol, academias, entre outros, permanecerão fechadas em todos os parques e bosques.

- No caso da Lagoa do Taquaral, por exemplo, estarão fechadas as atrações bonde, caravela, pedalinhos, parquinhos infantis (casa da criança e parque inclusivo) todas as academias (musculação; adaptada; ar livre), quadras poliesportivas e campos de futebol, piscinas, entre outras.

- Nos grandes parques de Campinas, que recebem mais visitantes (Lagoa do Taquaral; Bosques dos Jequitibás; Parque Luciano do Valle, na Vila União; e Parque Dom Bosco, no Vida Nova), haverá controle do fluxo de pessoas na entrada. Também irá funcionar apenas o portão principal.

- Nos demais, funcionários e seguranças vão orientar os frequentadores para que não se aglomerem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!