Dr. Hélio foi entrevistado em série de lives do iG.
ig
Dr. Hélio foi entrevistado em série de lives do iG.


Entrevistado do 14º episódio da série de lives do portal iG com pré-candidatos à Prefeitura de Campinas , o ex-prefeito Dr. Hélio (PDT) , cassado em 2011, defendeu que não há impedimento para que ele seja considerado elegível na disputa das eleições deste ano. Além disso, o pedetista justificou a pré-candidatura dizendo sentir a necessidade de “reparar questões levantadas no passado”.

A entrevista contou com a participação dos jornalistas Aloy Jupiara, Bruno Accorsi e Aloy Jupiara. O vídeo está disponível, na íntegra, tanto na  página do Facebook quanto no canal do Youtube do iG .

A possibilidade lançar Dr. Hélio começou a a ganhar força no PDT em julho, quando o ministro Celso de Mello concedeu uma liminar que suspendeu um processo-crime do qual o ex-prefeito era alvo, por suspeita de fraude na licitação de obras de ampliação do Hospital Ouro Verde. Na avaliação do partido, a decisão abriu caminho para elegibilidade de Hélio, mesmo que ele tenha contas reprovadas, como as de 2011, que, a princípio, o deixariam inelegível até 2026.

Você viu?

“Essa conta de 2011 só foi, muitos anos depois, vista e votada pela Câmara dos Vereadores, como se fosse uma armadilha para eu não obter o direito das eleições. Totalmente inconstitucional. A constituição admite que as contas do tribunal têm que ser julgadas um ano após o término de cada ano administrativo. Existem precedentes claros no STF e minhas contas não têm nada que contenha ônus à administração pública”, argumenta.

Leia também: Dario Saadi confirma Wandão como vice para disputar a Prefeitura

Cenário parecido

Em 2016, quando Dr. Hélio se lançou candidato e participou do pleito, ele teve os votos invalidados justamente por causa de contas reprovados, neste caso, as de 2009, em decisão que já o deixava inelegível até 2024. Além disso, na ocasião, também se levou em conta a inelegibilidade de 8 anos recorrente da cassação. Em algumas interpretações, a punição poderia ser contada a partir do ano do fim do mandato, 2012, o que estenderia essa punição até 2020.

“A Situação do tribunal de Contas caminha junto com a situação da cassação dos 8 anos que se complementaria, por razoabilidade, final de agosto de 2019 passado. Por uma questão de desejo íntimo dos pré-candidatos que não gostariam de ver minha pré-candidatura, ela se daria em 31 de dezembro de 2020. Ora, se as eleições passaram para de outubro para 15 de novembro, não é justo que, por apenas um mês e 15 dias de um castigo por injustiça, possa fazer com que eu perca mais quatro anos de possibilidade de elegibilidade”, se defendeu.

Definições

Único pré-candidato do PDT à Prefeitura de Campinas, Dr. Hélio deve ter a candidatura oficializada na convenção do partido, no dia 14 de setembro. A questão da elegibilidade será avaliada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!