Encerram-se nesta terça-feira (8) as inscrições para o Vestibular da Unicamp 2021. Ao todo são 3.234 vagas para 69 cursos de graduação. A inscrição, que começou no dia 30 de julho, pode ser feita pela internet, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) até às 23h59 de hoje.
A taxa de inscrição para aqueles que não solicitaram a isenção também deve ser paga até o fim do dia. O valor não sofreu reajuste neste ano, permanecendo em R$ 170. Durante a inscrição é possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área.
Leia também: Unicamp deve completar 100 mil testes até outubro
Você viu?
Pelo c ancelamento do ingresso à universidade via Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) neste ano , por causa da incompatibilidade dos calendários, as vagas do Exame Nacional foram transferidas para o Vestibular 2021, aumentando o número de candidatos a serem selecionados pelo vestibular.
PROVAS
A primeira fase do vestibular será aplicada nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. O dia de realização da primeira fase, para cada candidato, depende do curso escolhido: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, 7 de janeiro, uma quinta-feira.
A aplicação em dois dias visa reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas por causa da pandemia do novo coronavirus. A segunda fase do Vestibular não sofrerá alteração do formato e continuará sendo aplicada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021.
A primeira chamada do Vestibular 2021 deve ser divulgada no dia 10 de março, enquanto as aulas na universidade têm previsão de início para 15 de março.
O número de locais de provas será ampliado, com a inclusão de duas novas cidades no estado de São Paulo: Barueri e Fernandópolis, além da prova em São Paulo e em mais cinco capitais estaduais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e Fortaleza.
As medidas buscam ampliar a cobertura do Vestibular Unicamp e evitar longos deslocamentos. As questões da prova da primeira fase serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para sua realização diminuirá de cinco para quatro horas.