A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta nesta quarta-feira (9) para a possibilidade de calor intenso nos próximos dias na região de Campinas , com os termômetros podendo variar entre 35°C a 40°C até domingo (13). Segundo o órgão, ventos vindos do interior do continente, somados à ausência de nuvens e ao tempo seco, são responsáveis pela onda de calor.
Além disso, a Defesa diz que há condição para persistência de índices críticos da umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regionais do Estado. A umidade neste nível é equivalente a encontrada em regiões desérticas.
Você viu?
Leia também: Com mais 23 vítimas fatais, Campinas tem 1.098 mortes
A previsão vale também para as regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Itapeva e Sorocaba.
Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital as temperaturas devem permanecer entre 33°C a 36°C.
Hoje, Campinas está em estado de alerta pelo 6º dia seguido por conta do tempo seco extremo.
Atenção
Por conta deste cenário, o órgão recomendou que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes; umidifiquem o ambiente constantemente; permaneçam em locais protegidos do sol; utilizem protetor solar e consumam bastante água.
Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nos momentos mais quentes.