ACidade ON

Prefeitura anunciou o início das obras do Centro de Convivência.
Divulgação
Prefeitura anunciou o início das obras do Centro de Convivência.


A Prefeitura de Campinas anunciou hoje (25) o início para as obras de reforma do CCC ( Centro de Convivência Cultural), no Cambuí. A ordem de serviço com a autorização para início da reforma foi assinada nesta manhã pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Segundo a Administração, a previsão é que as obras se iniciem em 10 dias, no dia 5 de outubro.

Inaugurado em 1976, o CCC está interditado desde 2011, sendo que em 2012 reabriu parcialmente para uma campanha de popularização do teatro . O espaço tem uma área total de cerca de 6 mil metros quadrados, com capacidade para 3 mil pessoas.

Leia também: Campinas tem 1ª semana sem novos pacientes nas UTIs

Nesta primeira etapa, com previsão de dois anos, será colocado em prática o projeto de recuperação da estrutura. Desde que foi inaugurado, o complexo que é um dos equipamentos culturais mais importantes da cidade e passou apenas por reparos pontuais.

Reforma

Segundo a Prefeitura, o investimento nesta etapa é de R$17,8 milhões, sendo que o valor final foi 20% menor em relação ao orçado inicialmente, por descontos obtidos com a construtora responsável pela obra. A obra será custeada pelo governo do Estado. 

Entre as ações da reforma, será implantado um novo sistema de drenagem, será substituída as redes hidráulica e elétrica e adequações serão feitas para atender as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

Você viu?

"Mais uma boa notícia para a população da cidade na parte cultural. Quando eu assumi, se falava na demolição da estrutura porque não aguentava. Mas uma cidade é feita de memórias, tem símbolos, e o Centro de Convivência é um desses símbolos de Campinas", declarou o prefeito.

Segundo Jonas, foram feitos ensaios e testes que aprovaram a capacidade da estrutura, desde que recebesse reparos. O projeto da recuperação do espaço foi bancado por meio de TACs (Termo de Ajuste de Conduta), firmados com iniciativas privadas. O prefeito citou os motivos para a demora do início da obra. Em agosto, a Prefeitura tinha dado a previsão de começar até o dia 15 de setembro as obras.

"Não vou conseguir deixar pronto no meu mandato, mas estou muito feliz de deixar encaminhado. Não é fácil, tivemos dificuldades econômicas e queríamos ter feito antes, mas tivemos outras prioridades, como saúde, educação, e assistência social, mas hoje falo com certa emoção essa notícia", acrescentou o prefeito.

A segunda fase da obra será licitada assim que a anterior terminar. O valor estimado é de R$ 19,1 milhões e deve foca na parte interna do teatro. Nesta etapa, serão priorizadas a parte acústica e cênica do teatro.

Marco histórico 

O Centro de Convivência Cultural de Campinas faz parte da história da cidade desde 9 de setembro de 1976, quando foi inaugurado. Fica na Praça Imprensa Fluminense e tem projeto original do arquiteto Fábio Penteado.

A área total do teatro do Centro de Convivência é de cerca de 6 mil metros quadrados, sendo 4 mil de área externa (teatro de arena) e 2 mil de área interna (sala de espetáculo, salas de ensaio, galeria, áreas técnica e administrativa, banheiros e camarins).

O espaço já foi palco para grandes apresentações, peças teatrais e shows com artistas de projeção nacional e internacional. Desde a inauguração, o teatro e anfiteatro nunca passaram por uma reforma completa e estrutural como a que será realizada por meio do convênio com o Governo do Estado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!