Campinas bateu novo recorde de temperatura máxima na tarde desta quarta-feira (30), chegando a 40,1°C às 15h04 segundo a Defesa Civil. Antes, o recorde havia sido no domingo (27), quando os termômetros bateram 38°C. Segundo o órgão, esta é a temperatura mais alta já registrada no município.
Os dados foram medidos na ETA (Estação de Tratamento de Água) Capivari. Apesar da marcação, a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, foi de máxima de 38°C às 15h40.
Leia também: Apenas cinco dos 13 candidatos à Prefeitura fizeram coligações
Você viu?
Além da alta temperatura, a Defesa Civil já havia alertado para baixa umidade relativa do ar. Como vem ocorrendo nos últimos dias, com risco inclusive de insolação, a cidade atingiu o índice de 19,5% às 12h e entrou em estado de alerta.
PREVISÃO
Segundo a Defesa Civil, as temperaturas devem se manter elevadas até o dia 3 de outubro, com a máximas oscilando na casa dos 40°C. Junto com Campinas, as regiões de Araraquara, Vale do Paraíba, Sorocaba e Registro também podem chegar a esta temperatura.
Termômetros marcando acima de 40°C podem ocorrer nas regiões de Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto e Marília.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS
- Mantenha-se hidratado;
- Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações;
- Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol;
- Preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.