ACidade ON

Bebê anta nasceu no Bosque e ainda não tem um nome.
Divulgação/Bosque
Bebê anta nasceu no Bosque e ainda não tem um nome.


O Zoológico do Bosque dos Jequitibás , em Campinas , ganhou um pequeno novo morador. Um filhote macho de anta nasceu no último dia 14 no parque, e ainda sem um nome, a Prefeitura realiza a partir de amanhã (3) uma votação para escolher como vai se chamar o filhote.

O bebê nasceu com cerca de sete quilos. A mãe, que se chama Madalena, e o pai, Antônio, também vivem no parque. Já neste sábado, as redes sociais do Bosque ( Facebook e Instagram ) ficarão abertas para sugestões do nome do filhote.

Ainda nessa semana, a região também recebeu um novo bebê animal. O Zoológico de Itatiba divulgou na última terça-feira (29) nascimento de um filhote de girafa rara e ameaçada de extinção.


Segundo o Bosque , na primeira semana de vida, o bebê junto com a mãe ficaram isolados, mas agora já foram soltos juntos com outras antas que moram no zoo.

O filhote foi a quarta cria da anta Madalena no Zoo do Bosque. Ela chegou em 2015, prenha, vinda do zoológico do Parque Ecológico de São Carlos, e é a única fêmea do local. Madalena vive com outros cinco machos, contando já o recém-chegado.

A gestação de uma anta dura, em média, 13 meses. Os filhotes de anta nascem listrados, mas, conforme vão crescendo, ficam com uma cor acinzentada. 

"BEBÊ BRAVO"

De acordo com o veterinário do Bosque, Douglas Presotto , as antas são animais mais bravos, então a observação do filhote é feita de longe.

Você viu?

"As antas são animais meio estressados e costumam vocalizar se a gente começa a mexer muito, então estamos observando-os de longe. Já deu para perceber que o filhote está saudável, mamando bem e ganhando peso", afirmou. 

MAIOR MAMÍFERO 

A anta é o maior mamífero terrestre brasileiro, podendo chegar a pesar até 300 kg e atingir 2 metros de comprimento.

As antas do zoo do Bosque são da espécie Tapirus terrestris da família Tapiridae (que contempla outras três espécies). Além de ocorrer no Brasil, este tipo de anta habita também toda América do Sul, exceto Uruguai e Chile.

São animais herbívoros, o que significa que se alimentam de matéria vegetal, e assim possuem um grande papel ecológico na natureza, ao dispersarem as sementes dos vegetais e frutos que comem. Vivem perto de lagos e passam a maior parte do seu tempo na água do que na terra. 

CONSERVAÇÃO

Por causa do desenvolvimento das cidades, de queimadas e de expansão de área urbana, as antas estão perdendo espaço em seu habitat natural, que são as florestas. Segundo Douglas, estes animais estão em estado preocupante de conservação. 

"O zoo do Bosque está empenhado em um programa de conservação destes animais e de reintrodução deles na natureza", ressalta o veterinário. "A gente está em contato com entidades mantenedoras de fauna e buscando a levar as antas de volta ao seu habitat natural, onde ficará livre", disse ele. Uma das entidades fica em Itu e a outra é uma área de soltura do Ibama, em Tapiraí, na região de Sorocaba.

Todas as antas do zoo do Bosque são nascidas em cativeiro. "Hoje não se tira mais animal da natureza para exibição em zoológico. Isso somente acontece se o bicho está doente, ferido e precisando de cuidados. E, ainda assim, com a autorização de órgãos ambientais", explicou Douglas. Segundo ele, o zoológico está deixando de ser somente um espaço de lazer e atualmente é mais voltado para tratamento e preservação de espécies.

O parque também recebe animais feridos, maltratados, atropelados, que são encaminhados pela Polícia Federal para que sejam reabilitados e soltos, quando isso é possível. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!