ACidade ON

Anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas.
Fernanda Sunega/PMC
Anúncio foi feito pelo prefeito de Campinas.


A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (2) que fez avanços para "destravar" 5,4 mil escrituras de imóveis de Campinas. Ao todo, serão beneficiadas 9,5 mil famílias da região, que apesar de terem quitado as dívidas dos imóveis, ainda não têm o documento por pendências financeiras do sistema financeiro de habitação.

Os imóveis foram construídos e financiados pela Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas) há cerca de 30 anos, por meio de programas habitacionais. Em Campinas, os imóveis ficam em 23 bairros, entre eles o Conjunto Habitacional Parque Itajai, Dics 1,2,3,4,5 e 6 e Vila Padre Anchieta.


Além de Campinas, a Cohab construiu empreendimentos em 23 cidades da região, como Americana, Sumaré e Paulínia, e também em cidades mais distantes, como Cerquilho, Itu e Jundiaí.

Segundo o prefeito de Caminas, Jonas Donizette (PSB), as escrituras ainda não foram entregues por causa de dívidas do governo federal.

Você viu?

"Há um tempo atrás as pessoas compraram casas que a Cohab construiu, na época o governo criou falou que a prestação da casa própria só iria variar de acordo com o que variasse o salário da pessoa, mas como a inflação as vezes aumentava mais do que o salário foi ficando um resíduo, e esse resíduo lá trás o governo falou que a Caixa Econômica iria pagar. Então ficou uma dívida, a pessoa pagou tudo direitinho, mas ficou divida que o governo não pagou, e a Cohab não entrava escritura porque o governo não pagava" explicou.

Reavaliação

Ainda de acordo com Jonas, apesar da dívida permanecer, a Cohab fez uma modificação no entendimento, decidiu por liberar as escrituras para as famílias.

"Vamos continuar discutindo juridicamente sobre essa divida, mas sem o prejuízo de quem tem o direito de pegar a escritura" ressaltou.

No entanto, o prefeito declarou que não poderá entregar a escritura neste momento por causa de questões jurídicas e pelo momento eleitoral.

Segundo a Prefeitura, a Cohab começará a chamar todos os proprietários em breve por meio de correspondência. A ida será agendada com data e horário determinado para evitar aglomerações. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!