Campinas entra na fase verde neste sábado.
Gilson Machado
Campinas entra na fase verde neste sábado.


Após o governador João Doria anunciar que a região de Campinas avançou para a fase verde do Plano São Paulo , o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), avisou que o decreto que regulamenta a mudança será publicado em edição especial do Diário Oficial, neste sábado (10). O decreto também prorroga até 31 de outubro a quarentena no município.

Ao comentar sobre a nova fase, Jonas usou o exemplo de Barretos, que regrediu da fase amarela à laranja, para pedir cautela à população. “Grande parte do estado permaneceu na cor amarela e a região de Barretos retornou à cor laranja. A cor verde não significa está tudo liberado, sgnifica que conseguimos avançar nas qeustões da pandemia”, disse.


A partir de agora, as atividades autorizadas a funcionar terão a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%, menos os parques. A mesma regra vale para os serviços públicos, sejam da administração direta ou indireta. Todos os seguimentos devem seguir protocolos gerais e específicos, como distanciamento social e uso de máscara e álcool.

Eventos e atividades culturais

Os eventos em que as pessoas estão sentadas (acomodadas em seus lugares) estão liberados com capacidade de 60%. Já os eventos com pessoas em pé não estão contemplados neste decreto, já que, pelo Plano São Paulo, a cidade tem que permanecer por pelo menos 28 dias na Fase Verde.

Você viu?

As medidas de segurança para este segmento continuam valendo: obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo.

Estabelecimentos

O horário de funcionamento dos estabelecimentos – shoppings, comércio, salões de beleza, academias, etc – voltará ao mesmo de antes da pandemia. Não haverá mais limitação de horário, com exceção dos bares e restaurantes, que poderão funcionar das 6h às 22h e até as 23h para os clientes deixarem os estabelecimentos. O mesmo horário vale para os casos em que há música ao vivo.

Clubes sociais e esportes amadores

Para os clubes sociais e parques públicos, as áreas comuns – como piscinas, quadras e áreas de lazer – estão liberadas. Continuam proibidas as atividades que gerem aglomeração nesses locais.

O decreto municipal também libera a realização de esportes amadores na cidade. Nos dois casos, a capacidade também é ampliada para 60%.

Parques públicos

Os parques públicos abrirão nesta segunda-feira, 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil. Na próxima semana, os parques continuarão a funcionar com capacidade de 30%, de quarta a domingo, das 7h às 15h. A ampliação de horário e capacidade deverá ser anunciada nos próximos dias.

Templos religiosos

Situação continua a mesma, mas, assim como nos outros casos, com permissão para operar com 60% da capacidade do local.

Cemitérios

Durante a live, o prefeito Jonas Donizette também anunciou que os cemitérios públicos e privados estão autorizados a abrir no feriado de Finados. A abertura será a partir do dia 31 de outubro. Os três cemitérios públicos, Saudade, Sousas e Nossa Senhora da Conceição (Amarais), funcionam das 6h às 18h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!