Por conta do avanço para a f ase verde do Plano São Paulo do governo estadual, anunciado nesta sexta-feira (9), Campinas deve aumentar a frota de ônibus municipal nos horários de pico. A informação foi divulgada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) em live na tarde de hoje, quando anunciou como serão as medidas adotadas pelo município na nova fase.
Segundo ele, a determinação é que seja feito o carregamento de toda frota, principalmente nos horários de pico. Nos últimos meses, os moradores têm reclamado da lotação dos coletivos por conta da redução de ônibus devido a pandemia do novo coronavírus.
Você viu?
Com o avanço de fase e a flexibilização ainda maior em horário e capacidade de serviços, a expectativa é que o serviço seja ainda mais utilizado. "Com certeza haverá carregamento carregamento pleno da frota. Isso posso garantir para a população. No horário de pico volta a ser 100%", disse Jonas.
Segundo ele, o transporte tem sido um desafio para cidades, uma vez que em Campinas, por exemplo, durante a pandemia, a quantidade de passageiros ficou em torno de 51%. Lembrando que o serviço é pago em parte pela Administração e o restante pelo passageiro, na passagem de R$ 4,55 (com Bilhete Único).
As medidas de segurança deverão ainda ser mantidas, como o uso obrigatório de máscara nos veículos, uso de álcool em gel e distanciamento social. Procurada para comentar o caso, a Emdec informou que todos "questionamentos foram integralmente respondidos pelo prefeito Jonas Donizette durante a live de hoje".