A Polícia Militar Ambiental de Campinas
deteve dez suspeitos de praticar crime de maus tratos a animais
em um local onde seria feito rinha de galos no bairro Camanducaia, em J aguariúna
. Também foram resgatados 90 galos e apetrechos na fazenda na área rural da cidade, de acordo com a polícia.
O caso ocorreu no sábado (10) mas foi divulgado neste domingo (11) pela PM. Além dos suspeitos e animais, a polícia apreendeu apetrechos como esporão e biqueira. Eles seriam utilizados para intensificar as lutas e potencializar os danos entre as aves.
Você viu?
Os suspeitos e os materiais apreendidos foram levados ao plantão de polícia e foi lavrado um auto de infração ambiental multando os dez suspeitos em R$ 2,7 milhões. A multa é por infringir o Artigo 29 da Resolução nº 48 de 2014, da Secretaria do meio Ambiente, "por participar, mesmo como espectador, de lutas entre animais da mesma espécime".
A Polícia Civil também lavrou um termo circunstanciado de ocorrência com base no artigo 32 da Lei 9605/98, que garante detenção de três meses a um ano, e multa, por "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".
As aves após serem apreendidas foram depositadas provisoriamente com o infrator aguardando local adequado para encaminhá-las, informou a nota da polícia.