ACidade ON

Comércio de Campinas voltou a funcionar com horário normal.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Comércio de Campinas voltou a funcionar com horário normal.


Após Campinas avançar para a fase verde do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, as regras de distanciamento social estão mais flexíveis. Hoje (13) é o primeiro dia útil dentro da nova fase e com isso está liberado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por 12h diárias. Além, disso a capacidade de ocupação é de 60% do público. Até então, era permitido a abertura apenas por 8h, com 40% da lotação máxima do estabelecimento. 

A medida passou a valer na cidade no fim de semana, que foi seguido do feriado de Nossa Senhora de Aparecida (12), ontem. Como o funcionamento em sábados e domingos é reduzido, e no feriado a abertura foi facultativa, a ampliação do horário passa a valer na prática hoje, com a expectativa de maior venda para os lojistas. 


Com a liberação, o comércio do Centro deve funcionar das 9h às 19h como tradicionalmente -, sendo que as lojas têm permissão para decidirem o horário dentro de 12h. Já no sábado o primeiro dia na fase verde foi marcado por movimento intenso de compradores. Muitos buscavam presentes para o Dia das Crianças.

Além do Centro, alguns shoppings da cidade também decidiram voltar com o horário normal a partir de hoje. No shopping Iguatemi e Galleria, a ampliação do horário vale somente hoje, sendo que ambos ainda funcionaram com horário reduzido no sábado e domingo. 

Você viu?

Para os shoppings, o funcionamento volta a ser das 10h às 22h, de segunda a sábado e, das 12h às 20h aos domingos, com permissão também do funcionamento de restaurantes de forma integral. Esse mesmo horário também é adotado par feriados.  

REGRAS DA NOVA FASE 

Apesar de ter sido anunciada na semana passada a nova fase passa a valer hoje, primeiro dia útil.  No final de semana a Prefeitura publicou o decreto com as regras da nova fase e prorrogou até 31 de outubro a quarentena no município.

Ainda não sabe o que passa a valer nessa nova fase? então confere abaixo:

Confira as novas regras: 

- As atividades autorizadas a funcionar terão a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. A mesma regra vale para os serviços públicos, sejam da administração direta ou indireta.

- O horário de funcionamento dos estabelecimentos shoppings, comércio, salões de beleza, academias etc voltará ao mesmo de antes da pandemia.

- Não haverá mais limitação de horário, com exceção dos bares e restaurantes, que poderão funcionar das 6h às 22h e até as 23h para os clientes deixarem os estabelecimentos. O mesmo horário vale para os casos em que há música ao vivo.

- Ficam vedadas a aglomeração e o fluxo intenso de pessoas, sendo recomendada a não participação de pessoas com mais de 60 anos de idade e/ou com comorbidades.

- Todos os segmentos devem respeitar os protocolos gerais e específicos e as medidas sanitárias como uso de máscara e de álcool gel e distanciamento. Os protocolos e outras informações estão disponíveis no hotsite da Covid, no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ .

Mais detalhes: Eventos e atividades culturais

- Os eventos em que as pessoas estão sentadas (acomodadas em seus lugares) estão liberados com capacidade de 60%. Já os eventos com pessoas em pé não estão contemplados neste decreto, já que, pelo Plano São Paulo, a cidade tem que permanecer por pelo menos 28 dias na Fase Verde.

- As medidas de segurança para este segmento continuam valendo: obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo.

Mais detalhes: Clubes sociais e esportes amadores

- Para os clubes sociais e parques públicos, as áreas comuns como piscinas, quadras e áreas de lazer estão liberadas. Continuam proibidas as atividades que gerem aglomeração nesses locais.

- O decreto municipal também libera a realização de esportes amadores na cidade. Nos dois casos, a capacidade também é ampliada para 60%.

Mais detalhes: Parques públicos

- Os parques públicos abrirão nesta segunda-feira, 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil. Na próxima semana, os parques continuarão a funcionar com capacidade de 30%, de quarta a domingo, das 7h às 15h. A ampliação de horário e capacidade deverá ser anunciada nos próximos dias.

Mais detalhes: Cemitérios

- Os cemitérios públicos e privados estão autorizados a abrir no feriado de Finados. A abertura será a partir do dia 31 de outubro. Os três cemitérios públicos, Saudade, Sousas e Nossa Senhora da Conceição (Amarais), funcionam das 6h às 18h.

PLANO SÃO PAULO

O plano tem cinco fases vai da vermelha, em que são impostas mais restrições, até a azul (o "normal controlado"). A fase verde é chamada de abertura parcial e é a segunda com menos restrições. Campinas estava na Fase Amarela desde o dia 7 de agosto. Até então, nenhuma região do Estado, nem mesmo da Capital, que havia entrado na fase amarela no mês de julho, havia avançado à fase verde.

Campinas estava na fase amarela desde o dia 7 de agosto e, até ontem, nenhuma região do Estado havia avançado de fase. Além da região de Campinas, avançaram de fase as regiões de Piracicaba, Sorocaba, Baixada Santista, Taubaté e a Grande São Paulo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!