ACidade ON

Hospital da PUC realiza cirurgia em criança indígena
Reprodução: ACidade ON
Hospital da PUC realiza cirurgia em criança indígena

O Hospital da PUC-Campinas realizou nesta semana uma cirurgia em uma criança indígena . O menino tem 8 anos e é da etnia Munduruku , da aldeia indígena Sai-Cinza, do Acre . Ele foi trazido à cidade pelo presidente da ONG Expedicionários da Saúde, Ricardo Affonso Ferreira, e passou por uma cirurgia no fêmur.

De acordo com a ONG, a criança sofreu uma queda há três meses e fraturou o fêmur. Conforme os médicos, a situação era grave, sendo que o menino não conseguia mais andar e ficava somente deitado em uma rede.  


Você viu?

De acordo com o hospital, a cirurgia ortopédica durou três horas e foi bem-sucedida. Ainda não há previsão de alta e a recuperação será em torno de três meses. Nesta sexta-feira (30), o menino completa 8 anos, e a equipe planeja a entrega de um bolo em comemoração. 

Segundo Ferreira, a ONG procurou o hospital pela necessidade de um tratamento especializado. Da família da criança, apenas o pai entende um pouco da língua portuguesa, o que gerou uma mobilização das equipes do hospital. 

"A equipe da assistência se empenhou e, por meio de imagens, possibilitou a comunicação alternativa com a mãe e com o pequeno", destacou a terapeuta ocupacional, Fátima Brasileiro.  

De acordo com a equipe, por questões culturais, a família também não se divide. Com isso, foi preciso deslocar toda a família para realizar o procedimento. Todos estão alojados na cidade, com o auxílio da ONG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!