ACidade ON

Cemitério da Saudade, em Campinas.
Divulgação/ SETEC
Cemitério da Saudade, em Campinas.

Fechados desde março por conta da pandemia de novo coronavírus, os cemitérios públicos de Campinas reabrem neste sábado (31) para visitação do Dia de Finados, celebrado na segunda-feira (2).

Os cemitérios reabrem com horário estendido neste feriado para evitar um grande fluxo de pessoas e aglomerações na segunda, o que não é recomendado durante o período de quarentena de combate ao novo coronavírus.

Você viu?


No ano passado, durante o fim de semana de Finados (cuja data foi celebrada num domingo), os cemitérios públicos de Campinas receberam aproximadamente 50 mil pessoas, segundo a Setec (Serviços Técnicos Gerais). 

Como neste ano serão três dias de feriado, espera-se que cerca de 15 mil a 20 mil pessoas visitem os cemitérios diariamente.

PÚBLICOS

No horário expandido, os cemitérios públicos da Saudade, Nossa Senhora da Conceição e Sousas vão funcionar das 6h às 18h, de sábado a segunda. 

De acordo com informações da Setec (Serviços Técnicos Gerais), responsável pelos cemitérios públicos, os estabelecimentos funcionarão com 60% da capacidade e estão proibidos cultos, missas e a distribuição de copos de água durante a visita, para evitar a disseminação da covid-19.

A autarquia pede ainda que a população respeite o distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre as pessoas e que, após prestar as homenagens aos entes queridos, retornem para em seguida.

PRIVADOS

Flamboyant, Aleias e Acácias

Os cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, que reabriram quando Campinas avançou para a fase verde do Plano São Paulo de combate à pandemia de covid-19, então funcionando desde sexta a segunda (2) para distribuir o fluxo de pessoas, assim evitando aglomerações no Dia de Finados.

Os cemitérios também adaptaram entradas para estes dias. As entradas para visitação dos jazigos estarão direcionadas para as portarias laterais nos Cemitérios Flamboyant e Aleias, ficando as entradas pela recepção do Aleias e frontal (portas de vidro) do Flamboyant destinadas para o recebimento das famílias que estejam em velório nesse período.

Além disso, nas entradas adaptadas para o período, haverá ponto de atendimento e floricultura, evitando possíveis aglomerações.

O horário de visitação de sexta a segunda nestes cemitérios é das 7h às 18h.

Cemitério Santo Antônio de Pádua

O Cemitério Santo Antônio de Pádua estará aberto também de sexta a segunda, das 8h às 17h. O local também seguirá todos os protocolos de segurança e saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!